Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6699
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alcantara, Laura Yule de Alencar | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T18:04:41Z | - |
dc.date.available | 2025-01-21 | - |
dc.date.available | 2025-04-02T18:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
dc.identifier.citation | ALCANTARA, Laura Yule de Alencar. O aluno com deficiência e transtornos de desenvolvimento nas aulas de educação física: aspectos pedagógicos para ação colaborativa do CAD. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6699 | - |
dc.description.abstract | This study was developed in order to understand the importance of valuing the functions of the CSD (caregiver of students with disabilities) or TA (therapeutic attendant), in assisting and developing the activities proposed by Physical Education teachers in classes, in order to work on the integral development of students with disabilities or developmental disorders. The main objective was to understand the importance of CSD's participation in helping students with disabilities or developmental disorders to effectively guarantee their integral development through participation in Physical Education classes in the school context. The study methodology is a qualitative approach. The data collection instrument was individual interviews, previously scheduled with each student and their family, a focus group with Physical Education teachers, the pedagogical team and the CSDs involved, from the Municipal School of Basic Education Silva Freire, in Cuiabá-MT, with the intention of identifying and sharing the benefits achieved in Physical Education classes based on the student's participation and experience of pedagogical practices with the help of CSD. The study points out as results of the analysis, the fact that the team involved in the project debated ways to facilitate the routine of the CSD as well as the teachers and families involved, creating a greater learning experience and more enjoyment in classes and in the school routine. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-03-24T19:10:33Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Laura Yule de Alencar Alcantara.pdf: 846354 bytes, checksum: 962a03e2a1949c7177d2116cf48b2219 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-02T18:04:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Laura Yule de Alencar Alcantara.pdf: 846354 bytes, checksum: 962a03e2a1949c7177d2116cf48b2219 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-02T18:04:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Laura Yule de Alencar Alcantara.pdf: 846354 bytes, checksum: 962a03e2a1949c7177d2116cf48b2219 (MD5) Previous issue date: 2024-11-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O aluno com deficiência e transtornos de desenvolvimento nas aulas de educação física : aspectos pedagógicos para ação colaborativa do CAD | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cuidador do aluno com deficiência | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9106003157470968 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coffani, Marcia Cristina Rodrigues da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9106003157470968 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fonseca, Michele Pereira de Souza da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3628782671116228 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3665807121528558 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo foi acerca das funções do CAD (cuidador de aluno com deficiência) ou AT (atendente terapêutico), no sentido de aferir se no auxílio e desenvolvimento das atividades propostas pelos professores de Educação Física nas aulas foi observado o desenvolvimento integral do aluno com deficiência ou transtornos de desenvolvimento. O objetivo principal foi compreender a importância da participação do CAD no auxílio do aluno com deficiência ou transtornos de desenvolvimento para garantia efetiva do seu desenvolvimento integral a partir da participação nas aulas de Educação Física no contexto escolar. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: a realização de entrevistas de forma individual, agendada previamente com cada aluno e sua família; grupo focal com os professores de Educação Física, equipe pedagógica e os CADs envolvidos da Escola Municipal de Educação Básica Silva Freire, município de Cuiabá- MT, onde foram identificados e compartilhados os benefícios atingidos através da participação e vivência do aluno das práticas pedagógicas com o auxílio do CAD. O estudo aponta, como resultados das análises, o fato de a equipe envolvida no projeto ter debatido formas de facilitar a rotina do CAD assim como dos professores e famílias envolvidas, gerando maior aprendizado e aproveitamento nas aulas e na rotina escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | School physical education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Inclusion | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Caregiver of students with a disability | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0025333106293274 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Laura Yule de Alencar Alcantara.pdf | 826.52 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.