Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlcantara, Laura Yule de Alencar-
dc.date.accessioned2025-04-02T18:04:41Z-
dc.date.available2025-01-21-
dc.date.available2025-04-02T18:04:41Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.citationALCANTARA, Laura Yule de Alencar. O aluno com deficiência e transtornos de desenvolvimento nas aulas de educação física: aspectos pedagógicos para ação colaborativa do CAD. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6699-
dc.description.abstractThis study was developed in order to understand the importance of valuing the functions of the CSD (caregiver of students with disabilities) or TA (therapeutic attendant), in assisting and developing the activities proposed by Physical Education teachers in classes, in order to work on the integral development of students with disabilities or developmental disorders. The main objective was to understand the importance of CSD's participation in helping students with disabilities or developmental disorders to effectively guarantee their integral development through participation in Physical Education classes in the school context. The study methodology is a qualitative approach. The data collection instrument was individual interviews, previously scheduled with each student and their family, a focus group with Physical Education teachers, the pedagogical team and the CSDs involved, from the Municipal School of Basic Education Silva Freire, in Cuiabá-MT, with the intention of identifying and sharing the benefits achieved in Physical Education classes based on the student's participation and experience of pedagogical practices with the help of CSD. The study points out as results of the analysis, the fact that the team involved in the project debated ways to facilitate the routine of the CSD as well as the teachers and families involved, creating a greater learning experience and more enjoyment in classes and in the school routine.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-03-24T19:10:33Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Laura Yule de Alencar Alcantara.pdf: 846354 bytes, checksum: 962a03e2a1949c7177d2116cf48b2219 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-02T18:04:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Laura Yule de Alencar Alcantara.pdf: 846354 bytes, checksum: 962a03e2a1949c7177d2116cf48b2219 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-02T18:04:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Laura Yule de Alencar Alcantara.pdf: 846354 bytes, checksum: 962a03e2a1949c7177d2116cf48b2219 (MD5) Previous issue date: 2024-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO aluno com deficiência e transtornos de desenvolvimento nas aulas de educação física : aspectos pedagógicos para ação colaborativa do CADpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.subject.keywordCuidador do aluno com deficiênciapt_BR
dc.contributor.advisor1Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9106003157470968pt_BR
dc.contributor.referee1Coffani, Marcia Cristina Rodrigues da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9106003157470968pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Michele Pereira de Souza da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628782671116228pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3665807121528558pt_BR
dc.description.resumoEste estudo foi acerca das funções do CAD (cuidador de aluno com deficiência) ou AT (atendente terapêutico), no sentido de aferir se no auxílio e desenvolvimento das atividades propostas pelos professores de Educação Física nas aulas foi observado o desenvolvimento integral do aluno com deficiência ou transtornos de desenvolvimento. O objetivo principal foi compreender a importância da participação do CAD no auxílio do aluno com deficiência ou transtornos de desenvolvimento para garantia efetiva do seu desenvolvimento integral a partir da participação nas aulas de Educação Física no contexto escolar. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: a realização de entrevistas de forma individual, agendada previamente com cada aluno e sua família; grupo focal com os professores de Educação Física, equipe pedagógica e os CADs envolvidos da Escola Municipal de Educação Básica Silva Freire, município de Cuiabá- MT, onde foram identificados e compartilhados os benefícios atingidos através da participação e vivência do aluno das práticas pedagógicas com o auxílio do CAD. O estudo aponta, como resultados das análises, o fato de a equipe envolvida no projeto ter debatido formas de facilitar a rotina do CAD assim como dos professores e famílias envolvidas, gerando maior aprendizado e aproveitamento nas aulas e na rotina escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keyword2School physical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Inclusionpt_BR
dc.subject.keyword2Caregiver of students with a disabilitypt_BR
dc.contributor.referee3Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0025333106293274pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Laura Yule de Alencar Alcantara.pdf826.52 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.