Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6699
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O aluno com deficiência e transtornos de desenvolvimento nas aulas de educação física : aspectos pedagógicos para ação colaborativa do CAD |
Autor(es): | Alcantara, Laura Yule de Alencar |
Orientador(a): | Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva |
Membro da Banca: | Coffani, Marcia Cristina Rodrigues da Silva |
Membro da Banca: | Fonseca, Michele Pereira de Souza da |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero |
Resumo : | Este estudo foi acerca das funções do CAD (cuidador de aluno com deficiência) ou AT (atendente terapêutico), no sentido de aferir se no auxílio e desenvolvimento das atividades propostas pelos professores de Educação Física nas aulas foi observado o desenvolvimento integral do aluno com deficiência ou transtornos de desenvolvimento. O objetivo principal foi compreender a importância da participação do CAD no auxílio do aluno com deficiência ou transtornos de desenvolvimento para garantia efetiva do seu desenvolvimento integral a partir da participação nas aulas de Educação Física no contexto escolar. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: a realização de entrevistas de forma individual, agendada previamente com cada aluno e sua família; grupo focal com os professores de Educação Física, equipe pedagógica e os CADs envolvidos da Escola Municipal de Educação Básica Silva Freire, município de Cuiabá- MT, onde foram identificados e compartilhados os benefícios atingidos através da participação e vivência do aluno das práticas pedagógicas com o auxílio do CAD. O estudo aponta, como resultados das análises, o fato de a equipe envolvida no projeto ter debatido formas de facilitar a rotina do CAD assim como dos professores e famílias envolvidas, gerando maior aprendizado e aproveitamento nas aulas e na rotina escolar. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study was developed in order to understand the importance of valuing the functions of the CSD (caregiver of students with disabilities) or TA (therapeutic attendant), in assisting and developing the activities proposed by Physical Education teachers in classes, in order to work on the integral development of students with disabilities or developmental disorders. The main objective was to understand the importance of CSD's participation in helping students with disabilities or developmental disorders to effectively guarantee their integral development through participation in Physical Education classes in the school context. The study methodology is a qualitative approach. The data collection instrument was individual interviews, previously scheduled with each student and their family, a focus group with Physical Education teachers, the pedagogical team and the CSDs involved, from the Municipal School of Basic Education Silva Freire, in Cuiabá-MT, with the intention of identifying and sharing the benefits achieved in Physical Education classes based on the student's participation and experience of pedagogical practices with the help of CSD. The study points out as results of the analysis, the fact that the team involved in the project debated ways to facilitate the routine of the CSD as well as the teachers and families involved, creating a greater learning experience and more enjoyment in classes and in the school routine. |
Palavra-chave: | Educação física escolar Inclusão Cuidador do aluno com deficiência |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | School physical education Inclusion Caregiver of students with a disability |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF |
Referência: | ALCANTARA, Laura Yule de Alencar. O aluno com deficiência e transtornos de desenvolvimento nas aulas de educação física: aspectos pedagógicos para ação colaborativa do CAD. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6699 |
Data defesa documento: | 26-Nov-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Laura Yule de Alencar Alcantara.pdf | 826.52 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.