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Tipo documento: Dissertação
Título: Desvendando o corpo humano : corpo e saúde como unidade didática na educação física escolar
Autor(es): Santos, Hemerson Lowe dos
Orientador(a): Kawashima, Larissa Beraldo
Membro da Banca: Kawashima, Larissa Beraldo
Membro da Banca: Razeira, Maurício Berndt
Membro da Banca: Maldonado, Daniel Teixeira
Resumo : A presente pesquisa foi proposta e desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF) da UFMT, tendo como foco, a elaboração e aplicação de uma intervenção pedagógica relacionada ao corpo e saúde como unidade didática da Educação Física escolar no 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Pedro II 2ºten. BM. Kleiber Rodrigues Alves, no município de Colíder - MT. O objetivo geral pautou-se em compreender os sentidos atribuídos pelos estudantes do ensino médio em relação à unidade didática “Corpo e Saúde”. Tendo como objetivos específicos: Identificar os sentidos e as representações sociais atribuídas pelos estudantes do ensino médio em relação ao corpo e saúde; Oportunizar reflexões sobre o conceito de saúde ampliada e os seus condicionantes para o bem-estar físico, mental e social; Elaborar e aplicar uma unidade didática relacionada ao corpo e saúde com os alunos do ensino médio; Analisar as experiências e vivências dos estudantes do ensino médio em relação à uma unidade didática “Corpo e Saúde”. A pesquisa apresenta uma abordagem de cunho qualitativo, ancorada nos procedimentos e pressupostos da pesquisa do tipo intervenção pedagógica, dividida em duas etapas distintas a saber. A 1º etapa: “o método da intervenção”, buscou a construção dos instrumentos de coleta de dados (questionário diagnóstico de entrada e saída, e o roteiro de observação) e o aporte teórico em relação ao tema em que tanto o aporte teórico quanto o questionário diagnóstico de entrada contribuíram para a elaboração e aplicação da unidade didática. A 2º etapa: “o método de avaliação da intervenção”, utilizou informações dos instrumentos de pesquisa elaborado na 1ª etapa, bem como as informações sobre aplicação da unidade por meio da vivência empírica do professor/pesquisador e anotações realizadas no roteiro de observação e registros fotográficos, com o intuito de analisar e aferir os resultados da intervenção pedagógica relacionada a unidade didática “Corpo e Saúde” sob a concepção de “Saúde Ampliada”. Mediante a construção do aporte teórico, constatamos que a Educação Física não está garantida como componente curricular obrigatório no novo Ensino Médio, e que, embora se encontre a defesa de um olhar abrangente sobre “saúde” em alguns documentos curriculares oficiais da área, pouco se tem de material didático e orientações concretas para auxiliar o professor a desenvolver a concepção de “Saúde Ampliada”. Em síntese, tanto no transcurso de aplicação, bem como na análise dos efeitos da unidade didática “Corpo e Saúde”, foi possível perceber e oportunizar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades de análise e reflexão sobre informações que circulam nas mídias relacionadas a padrões de beleza e saúde sob a luz da concepção de “Saúde Ampliada”, capacitando-os a tomar decisões mais conscientes e responsáveis em relação aos cuidado com o corpo e a saúde individual e coletiva. Espera-se que esse estudo sirva como aporte (pontapé inicial) para que professores e pesquisadores fomente a concepção de “Saúde Ampliada”, seja nas escolas, em congressos científicos, contribuindo assim, para a quebra dos grilhões biológicos que ainda permeiam as temáticas relacionadas ao “Corpo e Saúde”, e para que possa, também, surgir novos olhares e concepções impensadas até o presente momento sob a luz da visão de Saúde Ampliada.
Resumo em lingua estrangeira: The present research was proposed and developed within the scope of the Professional Master's Program in Physical Education (PROEF) at UFMT, focusing on the development and implementation of a pedagogical intervention related to the body and health as a didactic unit in school Physical Education for the 1st year of high school at Escola Estadual Dom Pedro II 2nd Lt. BM Kleiber Rodrigues Alves, in the municipality of Colíder - MT. The general objective was to understand the meanings attributed by high school students to the didactic unit "Body and Health." The specific objectives were: to identify the meanings and social representations attributed by high school students regarding the body and health; to provide opportunities for reflections on the concept of expanded health and its determinants for physical, mental, and social well-being; to develop and implement a didactic unit related to body and health with high school students; to analyze the experiences and perceptions of high school students regarding the didactic unit "Body and Health." The research follows a qualitative approach, anchored in the procedures and assumptions of pedagogical intervention research, divided into two distinct stages. Stage 1: "The Intervention Method" focused on constructing data collection instruments (diagnostic entry and exit questionnaires and an observation guide) and developing the theoretical framework on the subject. Both the theoretical framework and the entry diagnostic questionnaire contributed to the design and implementation of the didactic unit. Stage 2: "The Intervention Evaluation Method" utilized information from the research instruments developed in the first stage, as well as data from the implementation of the unit, based on the empirical experience of the teacher researcher, observations recorded in the observation guide, and photographic records. The aim was to analyze and assess the results of the pedagogical intervention related to the didactic unit "Body and Health" under the concept of "Expanded Health." Through the construction of the theoretical framework, we observed that Physical Education is not guaranteed as a mandatory curricular component in the new high school curriculum. Although some official curricular documents in the field advocate for a broad perspective on "health," there is a lack of didactic materials and concrete guidelines to assist teachers in developing the concept of "Expanded Health." In summary, both during the implementation and in the analysis of the effects of the didactic unit "Body and Health," it was possible to provide students with the opportunity to develop analytical and reflective skills regarding information disseminated in the media about beauty and health standards, under the lens of the "Expanded Health" concept. This enabled them to make more conscious and responsible decisions regarding self-care and collective health. It is hoped that this study serves as an initial step for teachers and researchers to promote the concept of "Expanded Health" in schools and scientific conferences, thereby contributing to breaking the biological constraints that still permeate topics related to "Body and Health." Additionally, this research aims to encourage new perspectives and conceptions that have not yet been explored under the lens of Expanded Health.
Palavra-chave: Corpo
Saúde
Educação física
Ensino médio
Palavra-chave em lingua estrangeira: Body
Health
Physical education
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: SANTOS, Hemerson Lowe dos. Desvendando o corpo humano: corpo e saúde como unidade didática na educação física escolar. 2024. 241 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6703
Data defesa documento: 16-Dec-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

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