Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Welton Chaves da-
dc.date.accessioned2025-04-02T19:52:19Z-
dc.date.available2024-10-10-
dc.date.available2025-04-02T19:52:19Z-
dc.date.issued2022-09-27-
dc.identifier.citationSILVA, Welton Chaves da. RPG e filosofia: uma forma lúdica de ensinar filosofia. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6709-
dc.description.abstractThe main question that motivated the construction of this dissertation was the following: how can philosophy teaching become more interesting for high school students? The answer to this question gets more urgent because of the growing number of young people who would rather play mobile games than pay attention in class. Therefore, the intention was to develop an immersive game that would attract students' attention and allow them to participate in the class, without neglecting the importance of teaching and significant learning in Philosophy. As a means to explain the dominance of games in this generation, I presented a brief analysis of electronic games, board games, and airsoft. Two games are developed in this thesis: a solo RPG, known as a game book, and a tabletop RPG system, and both are allowed to be used in the classroom by teachers of different subjects. The game concept was determined based on the book Homo Ludens by Johan Huizinga, and the methodology presented is based on Fernando Savater, Renata Aspis and Silvio Gallo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-02-27T13:42:42Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Welton Chaves da Silva.pdf: 2315357 bytes, checksum: 57bc597ea48224592b511165cd290cc7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-02T19:52:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Welton Chaves da Silva.pdf: 2315357 bytes, checksum: 57bc597ea48224592b511165cd290cc7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-02T19:52:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Welton Chaves da Silva.pdf: 2315357 bytes, checksum: 57bc597ea48224592b511165cd290cc7 (MD5) Previous issue date: 2022-09-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRPG e filosofia: uma forma lúdica de ensinar filosofiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de filosofiapt_BR
dc.subject.keywordJogopt_BR
dc.subject.keywordRPGpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alécio Donizete da-
dc.contributor.advisor-co1Jesus, Rodrigo Marcos de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3723301504388195pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483690235510046pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alécio Donizete da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483690235510046pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Rodrigo Marcos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3723301504388195pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373835731048160pt_BR
dc.description.resumoA pergunta principal que motivou a construção desta dissertação foi: como o ensino de Filosofia pode se tornar mais interessante para alunos do Ensino Médio? A resposta para essa pergunta afigura-se urgente a partir do crescente número de jovens que preferem estar com seus celulares, jogando, a prestar atenção nas aulas. Assim, defini como objetivo a elaboração de um jogo imersivo que gerasse interesse nos alunos em participar da aula, sem deixar de lado a importância do ensino e aprendizagem significativa da Filosofia. No intuito de explicar o domínio dos jogos nessa geração, apresentei uma breve análise dos jogos eletrônicos, dos jogos de mesa e do airsoft. Os jogos desenvolvidos neste trabalho foram: um RPG solo, também conhecido como livro-jogo, e um sistema de RPG de mesa, os quais permitem seu uso em sala de aula por professores de diferentes áreas do conhecimento. O conceito de jogo foi trabalhado com base no livro Homo Ludens, de Johan Huizinga, e a metodologia apresentada teve como base Fernando Savater, Renata Aspis e Silvio Gallo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Philosophy teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Gamept_BR
dc.subject.keyword2RPGpt_BR
dc.contributor.referee3Pivovar, Altair-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9512713463696309pt_BR
dc.contributor.referee4Petry, Cleriston-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6885577670557196pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGFil – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Welton Chaves da Silva.pdf2.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.