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http://ri.ufmt.br/handle/1/6709
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | RPG e filosofia: uma forma lúdica de ensinar filosofia |
Autor(es): | Silva, Welton Chaves da |
Orientador(a): | Silva, Alécio Donizete da |
Coorientador: | Jesus, Rodrigo Marcos de |
Membro da Banca: | Silva, Alécio Donizete da |
Membro da Banca: | Jesus, Rodrigo Marcos de |
Membro da Banca: | Pivovar, Altair |
Membro da Banca: | Petry, Cleriston |
Resumo : | A pergunta principal que motivou a construção desta dissertação foi: como o ensino de Filosofia pode se tornar mais interessante para alunos do Ensino Médio? A resposta para essa pergunta afigura-se urgente a partir do crescente número de jovens que preferem estar com seus celulares, jogando, a prestar atenção nas aulas. Assim, defini como objetivo a elaboração de um jogo imersivo que gerasse interesse nos alunos em participar da aula, sem deixar de lado a importância do ensino e aprendizagem significativa da Filosofia. No intuito de explicar o domínio dos jogos nessa geração, apresentei uma breve análise dos jogos eletrônicos, dos jogos de mesa e do airsoft. Os jogos desenvolvidos neste trabalho foram: um RPG solo, também conhecido como livro-jogo, e um sistema de RPG de mesa, os quais permitem seu uso em sala de aula por professores de diferentes áreas do conhecimento. O conceito de jogo foi trabalhado com base no livro Homo Ludens, de Johan Huizinga, e a metodologia apresentada teve como base Fernando Savater, Renata Aspis e Silvio Gallo. |
Resumo em lingua estrangeira: | The main question that motivated the construction of this dissertation was the following: how can philosophy teaching become more interesting for high school students? The answer to this question gets more urgent because of the growing number of young people who would rather play mobile games than pay attention in class. Therefore, the intention was to develop an immersive game that would attract students' attention and allow them to participate in the class, without neglecting the importance of teaching and significant learning in Philosophy. As a means to explain the dominance of games in this generation, I presented a brief analysis of electronic games, board games, and airsoft. Two games are developed in this thesis: a solo RPG, known as a game book, and a tabletop RPG system, and both are allowed to be used in the classroom by teachers of different subjects. The game concept was determined based on the book Homo Ludens by Johan Huizinga, and the methodology presented is based on Fernando Savater, Renata Aspis and Silvio Gallo. |
Palavra-chave: | Educação Ensino de filosofia Jogo RPG |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Philosophy teaching Game RPG |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Referência: | SILVA, Welton Chaves da. RPG e filosofia: uma forma lúdica de ensinar filosofia. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6709 |
Data defesa documento: | 27-Set-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PPGFil – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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