Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6711
Tipo documento: Dissertação
Título: Os fundamentos conceituais da teoria do conhecimento na teoria estética de Theodor W. Adorno : primado do objeto, autenticidade e belo natural na arte
Autor(es): Bezerra, Mateus Matos
Orientador(a): Spezzapria, Mario
Membro da Banca: Spezzapria, Mario
Membro da Banca: Silveira, Sara Juliana Pozzer da
Membro da Banca: Lourenço, Sonia Regina
Resumo : A presente pesquisa busca investigar os momentos que fundamentam conceitualmente a “Teoria Estética” de Adorno, por meio dos conceitos de primado do objeto, autenticidade e belo natural. Essa investigação ocorrerá a partir da análise de comentadores e da estética adorniana, principalmente obras do período tardio, que buscam encontrar uma ligação entre os momentos que fundamentam a filosofia de Theodor Adorno. A concepção estética de Adorno é materialista, consequentemente a arte apresenta um teor de verdade ligado ao contexto histórico-social em que estão inseridas as obras de arte. A presente pesquisa investiga como a estética de Adorno compreende a obra de arte enquanto objeto de conhecimento que expressa a verdade. Como podemos ver a realidade que Adorno apresenta está diretamente colocada para que a sociedade seja expressa não apenas como afirmação social, mas como construto de um conhecimento que está demonstrando aquilo que a sociedade capitalista busca ocultar. A arte moderna está para a sociedade como a verdadeira expressão da sociedade possível e denúncia da sociedade vigente, por meio de uma expressão sensível e racional da sociedade.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to investigate the conceptual underpinnings of Adorno's "Aesthetic Theory" through the concepts of primacy of the object, authenticity, and natural beauty. This investigation will be carried out by analyzing commentators and Adorno's aesthetics, mainly works from his late period, which seek to find a connection between the moments that ground Theodor Adorno's philosophy. Adorno's aesthetic conception is materialist, consequently, art presents a truth content linked to the historical-social context in which artworks are embedded. The present research demonstrates how Adorno constructs his aesthetics to explain the artwork as an object of knowledge that expresses the truth. As we can see, the reality that Adorno presents is directly positioned so that society is expressed not only as a social affirmation but as a construct of knowledge that reveals what capitalist society seeks to conceal. Modern art stands as the true expression of the possible society and as a denunciation of the current society, through a sensitive and rational expression of society.
Palavra-chave: Adorno
Autenticidade
Belo
Estética
Primado do objeto
Palavra-chave em lingua estrangeira: Adorno
Aesthetic
Authenticity
Beauty
Primacy of object
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Referência: BEZERRA, Mateus Matos. Os fundamentos conceituais da teoria do conhecimento na teoria estética de Theodor W. Adorno: primado do objeto, autenticidade e belo natural na arte. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6711
Data defesa documento: 16-Jan-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGFil – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Mateus Matos Bezerra.pdf1.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.