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Tipo documento: Dissertação
Título: A filosofia brasileira e a sua visibilidade na educação básica
Autor(es): Pinto, Lauro Rosa
Orientador(a): Marques, Lúcio Álvaro
Membro da Banca: Marques, Lúcio Álvaro
Membro da Banca: Silva, Alécio Donizete da
Membro da Banca: Sampaio, Evaldo Silva Pereira
Resumo : Este texto tem como proposta estudar a existência da filosofia brasileira e a sua visibilidade na Educação Básica, abordando três dimensões: a historiográfica, a acadêmica e a curricular. A dimensão historiográfica se refere às interpretações sobre a existência e a concepção ideal da filosofia brasileira na perspectiva de sete autores. A acadêmica consiste em conhecer as posições dos professores associados à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), examinando os artigos publicados sobre o assunto, analisando a existência, a concepção e o modelo de ensino de filosofia ideal. A curricular diz respeito à prática do modelo de ensino de filosofia adotado nas instituições, analisando o currículo oficial e o método de ensino convencionado na academia. O objetivo é identificar os fatores que favorecem ou limitam a inserção das produções filosóficas brasileiras nos currículos oficiais, bem como a elaboração de um produto educacional que oriente os professores da educação básica a adotarem uma concepção filosófica que trate a pluralidade filosófica com isonomia, fundamentada na hermenêutica pluritópica, com a perspectiva da incorporação da filosofia brasileira no currículo do novo ensino médio.
Resumo em lingua estrangeira: This text aims to study the existence of Brazilian philosophy and its visibility in Basic Education, addressing three dimensions: historiographical, academic, and curricular. The historiographical dimension refers to interpretations of the existence and ideal conception of Brazilian philosophy from the perspective of seven authors. The academic dimension involves understanding the positions of teachers associated with the National Association of Graduate Studies in Philosophy (ANPOF), examining articles published on the subject, analyzing the existence, conception, and ideal philosophy teaching model. The curricular dimension concerns the practice of the adopted philosophy teaching model in institutions, analyzing the official curriculum and the teaching method conventionally used in academia. The objective is to identify factors that favor or limit the inclusion of Brazilian philosophical productions in official curricula, as well as the development of an educational product that guides basic education teachers to adopt a philosophical conception that treats philosophical plurality with isonomy, grounded in pluritopic hermeneutics, with the perspective of incorporating brazilian philosophy into the new high school curriculum.
Palavra-chave: Filosofia brasileira
Concepção filosófica
Ensino filosófico
Palavra-chave em lingua estrangeira: Brazilian philosophy
Philosophical conception
Philosophical teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO
Referência: PINTO, Lauro Rosa. A filosofia brasileira e a sua visibilidade na educação básica. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6712
Data defesa documento: 30-Jan-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

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