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http://ri.ufmt.br/handle/1/6718
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de filosofia como oficina de produção de textos filosóficos - tema : felicidade |
Autor(es): | Figueiredo, Elisa Pereira de |
Orientador(a): | Jesus, Rodrigo Marcos de |
Membro da Banca: | Jesus, Rodrigo Marcos de |
Membro da Banca: | Silva, Alécio Donizete da |
Membro da Banca: | Schnorr, Giselle Moura |
Resumo : | A pesquisa objetivou desenvolver uma oficina de produção de textos filosóficos a partir do tema “Felicidade”, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio. A escolha dessa proposta levou em consideração o fato de que o estudante dessa fase educacional, em sua maioria, não tem o hábito de leitura e, consequentemente, há uma defasagem na produção de texto, principalmente, de textos filosóficos. Esse cenário ocorre, entre outros fatores, porque esses textos requerem habilidades específicas para sua compreensão e interpretação. Portanto, devido à complexidade da escrita filosófica, os estudantes precisam ler e reler; além disso, é necessário fazer uma ponte com a época de produção, pois os pensamentos filosóficos condizem com o período de vivência de seu autor, assim, a reflexão e a criticidade precisam ser contextualizadas de acordo com o tempo para, então, serem questionadas e argumentadas. Dessa forma, para que houvesse maior estímulo à reflexão necessária, foi privilegiado o uso de práticas metodológicas do Ensino da Filosofia que propusessem a superação das dificuldades dos estudantes em relação à leitura e escrita vivenciadas durante as aulas de filosofia no Ensino Médio. Sob o viés de uma revisão bibliográfica da obra de Epicuro de Samos - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu), mostrouse possível a proposição de relações pertinentes, bem como o tema da felicidade e sua contribuição para o ensino de filosofia na contemporaneidade. Nessa perspectiva, utilizando a Carta sobre a felicidade (a Meneceu) como texto-base da proposta de “Oficina de Texto Filosófico”, pretendeu-se analisar como a carta pôde estimular nos estudantes não somente o interesse pela filosofia, como também se ela pôde ajudar a sanar dificuldades, incentivando a produção de textos filosóficos. Este trabalho utilizou-se de estudo bibliográfico de cunho qualitativo para elaboração de estratégias de ensino que sejam relevantes para a prática docente e desenvolvimento dos discentes nas aulas de filosofia do Ensino Médio. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research aimed to develop a workshop to produce philosophical texts based on the theme “Happiness”, in a 2nd year High School class. The choice of this proposal considered the fact that students at this educational stage, for the most part, do not have the habit of reading and, consequently, there is a lag in text production, especially philosophical texts. This scenario occurs, among other factors, because these texts require specific skills for their understanding and interpretation. Therefore, due to the complexity of philosophical writing, students need to read and reread; Furthermore, it is necessary to make a bridge with the time of production, as philosophical thoughts match the period of experience of their author, thus, reflection and criticism need to be contextualized according to time and then be questioned and argued. Besides of these, in order to provide greater stimulation for the necessary reflection, the use of methodological practices in Philosophy Teaching that proposed overcoming students' difficulties in reading and writing experienced during Philosophy classes in High School was privileged. Under the bias of a bibliographical review of the work of Epicurus of Samos - Letter on Happiness (to Meneceus), it was possible to propose relevant relationships, as well as the theme of happiness and its contribution to the teaching of philosophy in contemporary times. From this perspective, using the Letter on Happiness (to Meneceus) as the base text of the “Philosophical Text Workshop” proposal, we intended to analyze how the letter could stimulate in students not only an interest in Philosophy, but also whether it could help to resolve difficulties, encouraging the production of philosophical texts. This work used a qualitative bibliographic study to develop teaching strategies that are relevant to teaching practice and student development in High School Philosophy classes. |
Palavra-chave: | Carta a Meneceu Ensino de filosofia Epicuro Felicidade Textos filosóficos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Letter to Meneceus Philosophy teaching Epicurus Happiness Philosophical texts |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO |
Referência: | FIGUEIREDO, Elisa Pereira de. Ensino de filosofia como oficina de produção de textos filosóficos - tema: felicidade. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6718 |
Data defesa documento: | 18-Dec-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado |
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