Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6726
Tipo documento: Dissertação
Título: Ensino de geografia e ENEM : cidadania, resultados e um compromisso com a educação geográfica
Autor(es): Lopes, Fernanda Brum
Orientador(a): Dalla Nora, Giseli Gomes
Membro da Banca: Nora, Giseli Gomes Dalla
Membro da Banca: Kaercher, Nestor André
Membro da Banca: Cantóia, Silvia Fernanda
Resumo : O objetivo geral deste trabalho é identificar a forma como a Geografia é abordada no Exame Nacional do Ensino Médio e a sua relação com a os conteúdos geográficos praticados em sala de aula. O procedimento metodológico utilizado se deu através da pesquisa documentalbibliográfica e análise de conteúdo, que buscou identificar a interdisciplinaridade geográfica no Enem, a partir da verificação de questões das provas do Enem, referentes aos anos de 2017-2020, de primeira aplicação impressa. Foram realizados levantamento dos microdados fornecidos pelo Inep. Utilizada uma abordagem qualitativa para a coleta e tratamento dos dados. A identificação dos itens do Enem, revelaram que o conhecimento geográfico está presente em todas as áreas de conhecimento (Linguagens, Humanas, Natureza e Matemática) pois a Geografia permite proporcionar ao estudante a compreensão do mundo em suas diversas escalas e dimensões - econômica, política, cultural, ambiental, social, natural – e o entendimento que, é na ação do homem sobre o ambiente natural que o espaço geográfico é constantemente (re)construído com diferentes propósitos e intenções, tornandoa uma ciência de relações. Por entre essa comprovação, buscamos refletir sobre como trabalhar uma Geografia em sala de aula que permita bons resultados no Enem e o desenvolvimento de uma cidadania? Verificou-se que a Geografia no Enem é a Geografia que praticamos em sala de aula, mas, acima de tudo, para que o professor exerça a Geografia sem a inquietude das avaliações, a Geografia no Enem deve ser a Educação Geográfica, que possui como ponto central a educação para a vida, possibilitando alcançar resultados e viabilizando recursos para refletir sobre o seu lugar no mundo e garantia de cidadania.
Resumo em lingua estrangeira: The general objective of this work is to identify the way in which Geography is approached in the National High School Exam and its relationship with the geographic content practiced in the classroom. The methodological procedure used was through documentary-bibliographical research and content analysis, which sought to identify the geographic interdisciplinarity in Enem, based on checking questions from the Enem tests, referring to the years 2017-2020, of the first printed application. A survey of the microdata provided by Inep was carried out. A qualitative approach was used to collect and process data. The identification of the Enem items revealed that geographic knowledge is present in all areas of knowledge (Languages, Humanities, Nature and Mathematics) as Geography allows the student to understand the world in its various scales and dimensions - economic, political , cultural, environmental, social, natural – and the understanding that it is in man's action on the natural environment that geographic space is constantly (re)constructed with different purposes and intentions, making it a science of relationships. Among this evidence, we seek to reflect on how to work with Geography in the classroom that allows good results in Enem and the development of citizenship? It was found that Geography in Enem is the Geography we practice in the classroom, but, above all, for the teacher to practice Geography without the anxiety of assessments, Geography in Enem must be Geographic Education, which has as The central point is education for life, making it possible to achieve results and providing resources to reflect on one's place in the world and guarantee citizenship.
Palavra-chave: Educação geográfica
Ensino de geografia
ENEM
Interdisciplinaridade
Avaliação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Geographic education
Geography teaching
ENEM
Interdisciplinarity
Assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: LOPES, Fernanda Brum. Ensino de Geografia e ENEM: cidadania, resultados e um compromisso com a educação geográfica. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6726
Data defesa documento: 19-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Fernanda Brum Lopes.pdf3.56 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.