Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6730
Tipo documento: Dissertação
Título: Aproximações entre geografias emocionais e a poesia de Manoel de Barros : diferentes leituras/vivências no ensino da geografia
Autor(es): Bortolanza, Oberdan José
Orientador(a): Silva, Marcia Alves Soares da
Membro da Banca: Silva, Marcia Alves Soares da
Membro da Banca: Cavalcante, Tiago Vieira
Membro da Banca: Dalla Nora, Giseli Gomes
Resumo : A pesquisa se propõe a discutir sobre as Geografias Emocionais no contexto escolar, a partir da relação entre Geografia e Literatura e a obra do poeta mato-grossense Manoel de Barros (1916- 2014). As Geografias Emocionais entendem as emoções como fonte de construção de conhecimento geográfico e a sala de aula e o ensino da Geografia são caminhos promissores para pensar o tema, sendo que o uso de obras literárias pode elucidar a experiência emocional de estudantes, a partir de seus lugares cotidianos. Na obra de Manoel de Barros, o Pantanal é um relevante espaço poético, podendo ser usada como um recurso para sugerir práticas de ensino que integrem essas áreas do conhecimento, propondo outras percepções sobre esse bioma. Nosso objetivo é fazer uma proposição teórica e conceitual para pensar como despertar as emoções dos alunos aos espaços, lugares e ambientes pela via da Literatura, compreendendo suas conexões não só com o espaço poético, mas também com o espaço real em que vivem. Dessa forma, buscamos contribuir tanto para os estudos acadêmicos quanto para as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Geografia em conjunto com a Literatura.
Resumo em lingua estrangeira: The research aims to discuss Emotional Geographies within the school context, based on the relationship between Geography and Literature and the works of the poet from Mato Grosso, Manoel de Barros (1916-2014). Emotional Geographies understand emotions as a source for constructing geographical knowledge, and the classroom and Geography teaching are promising paths to explore this theme. The use of literary works can elucidate the emotional experiences of students from their everyday places. In the works of Manoel de Barros, the Pantanal is a significant poetic space, which can be used as a resource to suggest teaching practicesthat integrate these fields of knowledge, proposing other perceptions about this biome. Our objective is to present a theoretical and conceptual proposition to explore how to awaken students' emotions towards spaces, places, and environments through literature, understanding their connections not only with the poetic space but also with the real space in which they live. Thus, we seek to contribute both to academic studies and to practical teaching approaches.
Palavra-chave: Geografias emocionais
Literatura
Manoel de Barros
Pantanal
Palavra-chave em lingua estrangeira: Emotional geographies
Literature
Manoel de Barros
Pantanal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: BORTOLANZA, Oberdan José. Aproximações entre geografias emocionais e a poesia de Manoel de Barros: diferentes leituras/vivências no ensino da geografia. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6730
Data defesa documento: 19-Jun-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Oberdan José Bortolanza.pdf921.69 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.