Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Robson Ferreira da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-03T21:50:50Z-
dc.date.available2024-08-05-
dc.date.available2025-04-03T21:50:50Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.identifier.citationCARVALHO, Robson Ferreira da Silva. Crise hídrica e incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso: um olhar para o ensino de geografia. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6732-
dc.description.abstractThis research proposes a discussion about the water crisis and forest fires that occurred in the Pantanal of Mato Grosso, exploring how these topics are addressed in the National Common Curricular Base (BNCC) and the Educational Guidelines of the State of Mato Grosso (DRCsMT), and suggesting ways to develop them in Geography teaching. Using a qualitative approach, documentary research and analysis of bibliographic sources and journals focusing on the events of 2020 were conducted. The investigation revealed the deficiencies and potentialities of public education policies regarding the inclusion of water crisis and forest fires topics. A broad debate was promoted to understand the relationship between these phenomena in the Pantanal of Mato Grosso and the importance of Geography teaching for the understanding and prevention of these events. Geography is highlighted as fundamental for active and transformative understanding of reality, going beyond mere data repetition. By examining issues such as water scarcity and fires, the research emphasizes the connection between human actions and environmental impacts, advocating for a joint and integrated approach. Innovative pedagogical strategies were proposed, such as using satellite images from Google Earth and exploring educational podcasts, to address the topics in a more engaging and contextualized manner. The analysis also highlighted the importance of methods like films and specific lesson plans to foster environmental and geographical education among students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-02-25T13:57:47Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Robson Ferreira da Silva Carvalho.pdf: 1039566 bytes, checksum: 8214bca9a0b80cc957e39c1f953babf1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-03T21:50:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Robson Ferreira da Silva Carvalho.pdf: 1039566 bytes, checksum: 8214bca9a0b80cc957e39c1f953babf1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-03T21:50:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Robson Ferreira da Silva Carvalho.pdf: 1039566 bytes, checksum: 8214bca9a0b80cc957e39c1f953babf1 (MD5) Previous issue date: 2024-03-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCrise hídrica e incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso : um olhar para o ensino de geografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCrise hídricapt_BR
dc.subject.keywordIncêndios florestaispt_BR
dc.subject.keywordPantanalpt_BR
dc.subject.keywordBNCCpt_BR
dc.subject.keywordDRCs-MTpt_BR
dc.subject.keywordEnsino de geografiapt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.contributor.advisor1Dalla Nora, Giseli Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962327129528553pt_BR
dc.contributor.referee1Dalla Nora, Giseli Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962327129528553pt_BR
dc.contributor.referee2Garcia, Patricia Helena Mirandola-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1030941900957552pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8858951200084558pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe um debate sobre a crise hídrica e os incêndios florestais que ocorreram no Pantanal de Mato Grosso, explorando como esses temas são abordados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Diretrizes Curriculares do Estado de Mato Grosso (DRCsMT), e sugerindo formas de desenvolvê-los no ensino de Geografia. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisas documentais e análises de fontes bibliográficas e periódicos, com foco nos eventos de 2020. A investigação revelou as deficiências e potencialidades das políticas públicas de educação no que tange à inclusão dos temas de crise hídrica e incêndios florestais. Um amplo debate foi promovido para entender a relação entre esses fenômenos no Pantanal de Mato Grosso e a importância do ensino de Geografia para a compreensão e prevenção desses eventos. A disciplina de Geografia é destacada como fundamental para a compreensão ativa e transformadora da realidade, indo além da simples repetição de dados. Ao examinar questões como a escassez de água e os incêndios, a pesquisa enfatiza a conexão entre as ações humanas e os impactos ambientais, defendendo uma abordagem conjunta e integrada. Foram propostas estratégias pedagógicas inovadoras, como a utilização de imagens de satélite do Google Earth e a exploração de podcasts educativos, para abordar os temas de forma mais envolvente e contextualizada. A análise também destacou a importância de métodos como filmes e planos de aula específicos para fomentar a educação ambiental e geográfica entre os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.subject.keyword2Water crisispt_BR
dc.subject.keyword2Forest firespt_BR
dc.subject.keyword2Pantanalpt_BR
dc.subject.keyword2BNCCpt_BR
dc.subject.keyword2DRCs-MTpt_BR
dc.subject.keyword2Geography teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Environmental educationpt_BR
dc.contributor.referee3Cantóia, Silvia Fernanda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2772149174350758pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Robson Ferreira da Silva Carvalho.pdf1.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.