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http://ri.ufmt.br/handle/1/6732
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Crise hídrica e incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso : um olhar para o ensino de geografia |
Autor(es): | Carvalho, Robson Ferreira da Silva |
Orientador(a): | Dalla Nora, Giseli Gomes |
Membro da Banca: | Dalla Nora, Giseli Gomes |
Membro da Banca: | Garcia, Patricia Helena Mirandola |
Membro da Banca: | Cantóia, Silvia Fernanda |
Resumo : | Esta pesquisa propõe um debate sobre a crise hídrica e os incêndios florestais que ocorreram no Pantanal de Mato Grosso, explorando como esses temas são abordados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Diretrizes Curriculares do Estado de Mato Grosso (DRCsMT), e sugerindo formas de desenvolvê-los no ensino de Geografia. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisas documentais e análises de fontes bibliográficas e periódicos, com foco nos eventos de 2020. A investigação revelou as deficiências e potencialidades das políticas públicas de educação no que tange à inclusão dos temas de crise hídrica e incêndios florestais. Um amplo debate foi promovido para entender a relação entre esses fenômenos no Pantanal de Mato Grosso e a importância do ensino de Geografia para a compreensão e prevenção desses eventos. A disciplina de Geografia é destacada como fundamental para a compreensão ativa e transformadora da realidade, indo além da simples repetição de dados. Ao examinar questões como a escassez de água e os incêndios, a pesquisa enfatiza a conexão entre as ações humanas e os impactos ambientais, defendendo uma abordagem conjunta e integrada. Foram propostas estratégias pedagógicas inovadoras, como a utilização de imagens de satélite do Google Earth e a exploração de podcasts educativos, para abordar os temas de forma mais envolvente e contextualizada. A análise também destacou a importância de métodos como filmes e planos de aula específicos para fomentar a educação ambiental e geográfica entre os alunos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research proposes a discussion about the water crisis and forest fires that occurred in the Pantanal of Mato Grosso, exploring how these topics are addressed in the National Common Curricular Base (BNCC) and the Educational Guidelines of the State of Mato Grosso (DRCsMT), and suggesting ways to develop them in Geography teaching. Using a qualitative approach, documentary research and analysis of bibliographic sources and journals focusing on the events of 2020 were conducted. The investigation revealed the deficiencies and potentialities of public education policies regarding the inclusion of water crisis and forest fires topics. A broad debate was promoted to understand the relationship between these phenomena in the Pantanal of Mato Grosso and the importance of Geography teaching for the understanding and prevention of these events. Geography is highlighted as fundamental for active and transformative understanding of reality, going beyond mere data repetition. By examining issues such as water scarcity and fires, the research emphasizes the connection between human actions and environmental impacts, advocating for a joint and integrated approach. Innovative pedagogical strategies were proposed, such as using satellite images from Google Earth and exploring educational podcasts, to address the topics in a more engaging and contextualized manner. The analysis also highlighted the importance of methods like films and specific lesson plans to foster environmental and geographical education among students. |
Palavra-chave: | Crise hídrica Incêndios florestais Pantanal BNCC DRCs-MT Ensino de geografia Educação ambiental |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Water crisis Forest fires Pantanal BNCC DRCs-MT Geography teaching Environmental education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Referência: | CARVALHO, Robson Ferreira da Silva. Crise hídrica e incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso: um olhar para o ensino de geografia. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6732 |
Data defesa documento: | 14-Mar-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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