Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6739
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | As temáticas água e crise hídrica no sistema estruturado de ensino em geografia no estado de Mato Grosso |
Autor(es): | Silva, Alexsandra Gomes Aquino da |
Orientador(a): | Dalla Nora, Giseli Gomes |
Membro da Banca: | Dalla Nora, Giseli Gomes |
Membro da Banca: | Senra, Ronaldo Eustáquio Feitoza |
Membro da Banca: | Lima, Diogo Marcelo Delben Ferreira de |
Resumo : | No ensino de Geografia a água e crise hídrica são temáticas importantes e fundamentais que necessitam ser estudadas em todos os aspectos físicos, químicos, socioambientais, políticos e culturais. A água é indispensável para sobrevivência da vida na Terra, seu uso e disponibilidade tem provocado tensões e preocupações em todo o mundo. Essas temáticas são essenciais nos conhecimentos pedagógicos para desenvolver uma postura crítica social dos principais agentes da aprendizagem, os professores e estudantes, com atitudes participativas no campo da construção e percebendo as problemáticas reais de abastecimento de água. A pesquisa foi construída por meio de uma análise bibliográfica, com fundamento e embasamento teórico na proposta pedagógica dos cadernos do Sistema Estruturado de Ensino de Geografia da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. As temáticas foram analisadas de forma ampla nos cadernos, possuindo funções essenciais nos debates relacionadas à água e crise hídrica a serem observados, direcionada para os estudantes com domínio e concepções capazes de repercutirem nas reflexões crítica social, contribuindo para que o estudante seja um cidadão competente e capaz de resolver problemas diários, considerando a abrangência dos conteúdos em sala de aula. O trabalho ocorreu inicialmente de maneira qualitativa, após uma leitura aprofundada dos cadernos didáticos, identificando a abordagem dos conteúdos água e crise hídrica, sendo a principal ferramenta de estudos o material pedagógico de ensino aplicado na escola. O objetivo da pesquisa é analisar os conteúdos, atividades, imagens, assuntos, discussões e conceituações da Geografia disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, abordados no Sistema Estruturado de Ensino. Os resultados do estudo indicam que as temáticas “água e crise hídrica” são tratadas com pouca relevância e de maneira superficial, separando os conteúdos estabelecidos nos cadernos das práticas escolares dos estudantes e professores. A concentração específica dos conteúdos sem sentido no ensino médio interfere no processo de ensino e aprendizagem escolar. É fundamental um estudo aprofundado dos conteúdos quando se trata de água e crise hídrica, problemáticas causadas por falta do abastecimento de água, que são vivenciadas diariamente pelas comunidades escolares locais. |
Resumo em lingua estrangeira: | In the teaching of Geography, water and water crisis are important and fundamental themes that need to be studied in all physical, chemical, socio-environmental, political and cultural aspects. Water is indispensable for the survival of life on Earth, its use and availability has caused tensions and concerns around the world. These themes are essential in pedagogical knowledge to develop a critical social posture of the main agents of learning, teachers and students, with participatory attitudes in the field of construction and perceiving the real problems of water supply. The research was built through a bibliographic analysis, with foundation and theoretical basis in the pedagogical proposal of the notebooks of the Structured System of Teaching Geography of the 1st, 2nd and 3rd grades of high school element. The themes were analyzed broadly in the notebooks, having essential functions in the debates related to water and water crisis to be observed, directed to students with mastery and conceptions capable of having repercussions on social critical reflections, contributing to the student being a competent citizen and capable of solving daily problems, considering the scope of the contents in the classroom. The work initially took place in a qualitative way, after an in-depth reading of the didactic notebooks, identifying the approach to the contents of water and water crisis, with the main study tool being the pedagogical teaching material applied in the school. The aim of the research is to analyze the contents, activities, images, subjects, discussions and conceptualizations of Geography made available by the Mato Grosso State Department of Education, addressed in the Structured Teaching System element. The results of the study indicate that the themes "water and water crisis" are treated with little relevance and in a superficial way, separating the contents established in the notebooks from the school practices of students and teachers. The specific concentration of meaningless content in high school interferes with the process of teaching and learning in school. An in-depth study of the contents when it comes to water and water crisis, problems caused by lack of water supply, which are experienced daily by local school communities, is essential. |
Palavra-chave: | Água Crise hídrica Ensino de geografia Sistema estruturado de ensino de Mato Grosso |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Water Water crisis Geography teaching Structured education system of Mato Grosso |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Referência: | SILVA, Alexsandra Gomes Aquino da. As temáticas água e crise hídrica no sistema estruturado de ensino em geografia no estado de Mato Grosso. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6739 |
Data defesa documento: | 13-Aug-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Alexsandra Gomes Aquino da Silva.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.