Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6753
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Mariana Marcela de Fátima-
dc.date.accessioned2025-04-09T17:35:52Z-
dc.date.available2024-02-08-
dc.date.available2025-04-09T17:35:52Z-
dc.date.issued2024-02-01-
dc.identifier.citationMORAES, Mariana Marcela de Fátima. Comunicação e refúgio: análise da produção midiática de uma jovem refugiada no TikTok durante a Guerra da Ucrânia. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6753-
dc.description.abstractAfter the declaration of war and the start of bombings between Russia and Ukraine, video recordings by refugees amid the conflict went viral on the TikTok platform, including the profile of Valéria Shashenok, a young Ukrainian refugee. The objective of the research is to contextualize the armed conflict between Russia and Ukraine as a media dispute of narratives, analyzing some of Shashenok's records through his ten most viewed videos in the first hundred days of the war. The research is based on concepts such as diaspora, migration, memory, and discourse. Methodologically, the study is qualitative, descriptive, and bibliographic, with netnographic data collection and discursive textual analysis, to understand the conflict through communication paradigms. It can be seen that Shashenok's politicized media narrative content culminates in different narratives and divergent engagements about the conflict, in addition to the presence of the influencer's position regarding the war and the Russian president.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2025-02-13T18:04:04Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Mariana Marcela de Fátima Moraes (1).pdf: 8609768 bytes, checksum: d7c13dbcb5f0deda077dbb244c407f4b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-09T17:35:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Mariana Marcela de Fátima Moraes (1).pdf: 8609768 bytes, checksum: d7c13dbcb5f0deda077dbb244c407f4b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-09T17:35:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Mariana Marcela de Fátima Moraes (1).pdf: 8609768 bytes, checksum: d7c13dbcb5f0deda077dbb244c407f4b (MD5) Previous issue date: 2024-02-01en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComunicação e refúgio : análise da produção midiática de uma jovem refugiada no TikTok durante a Guerra da Ucrâniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTikTokpt_BR
dc.subject.keywordRefugiadapt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordGuerrapt_BR
dc.subject.keywordUcrâniapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Cristóvão Domingos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2395230202223375pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Cristóvão Domingos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2395230202223375pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Fernanda Vasques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8891918497607933pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2710979094987112pt_BR
dc.description.resumoApós a declaração de guerra e início dos bombardeios entre Rússia e Ucrânia, registros de vídeo por parte de refugiados em meio ao conflito viralizaram na plataforma do TikTok, entre eles o perfil de Valéria Shashenok, jovem ucraniana refugiada. O objetivo da pesquisa é contextualizar o conflito armado entre Rússia e Ucrânia enquanto disputa midiática de narrativas, analisando alguns registros de Shashenok por meio de seus dez vídeos mais visualizados nos primeiros cem dias de guerra. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos como deslocamento forçado, migração, memória e discurso. Metodologicamente, o estudo é qualitativo, de natureza descritiva e bibliográfica, com coleta de dados netnográfica e análise textual discursiva, a fim de compreender o conflito pelos paradigmas da comunicação. Pode-se perceber que o conteúdo discurso narrativo midiático politizado de Shashenok culmina em diferentes narrativas e engajamentos divergentes sobre o conflito, além da presença de um posicionamento pessoal da influencer quanto à guerra e ao presidente russo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.keyword2TikTokpt_BR
dc.subject.keyword2Refugeept_BR
dc.subject.keyword2Communicationpt_BR
dc.subject.keyword2Warpt_BR
dc.subject.keyword2Ukrainept_BR
dc.contributor.referee3ElHajji, Mohammed-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1461763145344845pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - PPGCOM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Mariana Marcela de Fátima Moraes (1).pdf8.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.