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http://ri.ufmt.br/handle/1/6757
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Nostalgia e cultura pop : releituras da Guerra Fria e do pânico satânico em Stranger Things |
Autor(es): | Gonçalves, Luiz Alberto Rodrigues |
Orientador(a): | Capanema, Letícia Xavier de Lemos |
Membro da Banca: | Capanema, Letícia Xavier de Lemos |
Membro da Banca: | Souza, Vinícius Guedes Pereira de |
Membro da Banca: | Silva, Sabrina Tenório Luna da |
Resumo : | Esta dissertação se insere no campo dos estudos sobre a nostalgia na Cultura Pop, destacando como objeto de análise a série Stranger Things (Netflix, 2016-2022), obra que se volta para a representação ficcional do universo adolescente dos anos 1980. Busca-se investigar os acionamentos nostálgicos propostos pela série, analisando aspectos estéticos, narrativos e discursivos das representações da Guerra Fria e do pânico satânico em relação ao jogo de interpretação de papéis (RPG). A pesquisa explora tais eixos temáticos e suas conexões com os conceitos de nostalgia restauradora e nostalgia reflexiva definidos pela teórica da cultura Svetlana Boym (2017). O estudo também lança luz sobre o mercado da nostalgia no contexto dos serviços de streaming e do capitalismo big data, a partir das discussões de pesquisadores como Ana Paula Goulart Ribeiro (2018) e Kathryn Pallister (2019) sobre a atuação da Netflix neste mercado. As metodologias utilizadas são a análise estilística e a análise contextual. Para operacionalizar as análises, são destacadas cenas consideradas representativas da maneira como a série propõe abordagens nostálgicas da Guerra Fria e do pânico em torno da prática do RPG. No eixo que se volta à representação da Guerra Fria, a análise se concentra na terceira e na quarta temporadas, examinando os acionamentos nostálgicos na abordagem do conflito entre Estados Unidos e União Soviética, bem como suas relações com os cenários geopolíticos e ideológicos do período referenciado pela série (governo de Ronald Reagan [1981- 1989]) e do seu período de produção (governo de Donald Trump [2017-2021]). Já o eixo temático que aborda as representações do pânico satânico relacionado ao RPG é centrado na quarta temporada, examinando os modos como a série referencia acontecimentos do pânico social ocorridos nos EUA durante os anos 1970/80/90, relacionando tais representações ao pensamento mágico-imagético-circular de Vilém Flusser (2008), à leitura superficial de textos e à desinformação. Assim, este estudo busca contribuir com as reflexões sobre a nostalgia e a memória midiatizada na Cultura Pop, investigando os modos pelos quais uma série nostálgica dialoga com contextos pretéritos e contemporâneos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation falls within the field of studies on nostalgia in Pop Culture, highlighting as an object of analysis the series Stranger Things (Netflix, 2016-2022), a work that focuses on the fictional representation of the teenage universe of the 1980s. The aim is to investigate the nostalgic triggers proposed by the series, analyzing aesthetic, narrative and discursive aspects of the representations of the Cold War and the satanic panic in relation to the role-playing game (RPG). The research explores such thematic axes and their connections with the concepts of restorative nostalgia and reflective nostalgia defined by cultural theorist Svetlana Boym (2017). The study also sheds light over the nostalgia market in the context of streaming services and big data capitalism, starting from the discussions of researcherssuch as Ana Paula Goulart Ribeiro (2018) and Kathryn Pallister (2019) on Netflix's performance in this market. The methodologies used are stylistic analysis and contextual analysis. To operationalize the analyses, scenes considered representative of the way in which the series proposes nostalgic approaches to the Cold War and the panic surrounding the practice of RPG are highlighted. In the axis that focuses on the representation of the Cold War, the analysis focuses on the third and fourth seasons, examining the nostalgic triggers in the approach to the conflict between the United States and the Soviet Union, as well as their relationships with the geopolitical and ideological scenarios of the referenced period. by the series (Ronald Reagan's government [1981-1989]) and its production period (Donald Trump's government [2017- 2021]). The thematic axis that addresses the representations of satanic panic related to the RPG is centered on the fourth season, examining the ways in which the series references social panic events that occurred in the USA during the 1970s/80s/90s, relating such representations to circular-imagetic-magical thinking by Vilém Flusser (2008), superficial reading of texts and misinformation. Thus, this study aims to contribute with the reflections on nostalgia and mediatized memory in Pop Culture, investigating the means by which a nostalgic series dialogues with past and contemporary contexts. |
Palavra-chave: | Nostalgia Stranger Things Netflix Guerra Fria Pânico satânico |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Nostalgia Stranger Things Netflix Cold War Satanic panic |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Referência: | GONÇALVES, Luiz Alberto Rodrigues. Nostalgia e cultura pop: releituras da Guerra Fria e do pânico satânico em Stranger Things. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6757 |
Data defesa documento: | 29-May-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - PPGCOM - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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