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dc.creatorPaula, Sara Espírito Santo de-
dc.date.accessioned2025-04-09T18:25:46Z-
dc.date.available2024-11-25-
dc.date.available2025-04-09T18:25:46Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationPAULA, Sara Espírito Santo de. Educomunicação ambiental: o enfrentamento da emergência climática no Quilombo Mata Cavalo pela perspectiva freireana. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6760-
dc.description.abstractThis study aims to systematize the understanding of the school community at Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda, located in the quilombola community of Mata Cavalo, about the climate emergency, through genuine communication production. The methodological conception of the research is based on the Cartography of the Imaginary, whose procedures used to achieve the objectives are based on participant research. Specifically, training processes were developed within the scope of Environmental Education and media production with approximately 20 students from the school institution, with the aim of debating with the community the impacts of the climate emergency in the quilombo, as well as the production of educommunicative materials based on this dialogue. With this, aiming to answer how educommunication could express students' perception and understanding regarding the climate emergency, positive results were achieved. Despite the difficulty in responding to environmental issues, when we offered the activities, students were led to think critically. As they entered into a discussion looking for answers to be recorded on video, they recognized the challenges faced when studying and living in the Quilombola Community. Linked to the educommunication process, we observed that, even without offering any video editing guide, the groups knew how to apply these functions, even without knowledge of the technical terms.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2025-02-12T20:32:01Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Sara Espírito Santo de Paula.pdf: 4840108 bytes, checksum: 64923f6fab32718b3884d4a62d1e910a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-09T18:25:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Sara Espírito Santo de Paula.pdf: 4840108 bytes, checksum: 64923f6fab32718b3884d4a62d1e910a (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducomunicação ambiental : o enfrentamento da emergência climática no Quilombo Mata Cavalo pela perspectiva freireanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducomunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambiental popularpt_BR
dc.subject.keywordEmergência climáticapt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.contributor.advisor1Luiz, Thiago Cury-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5117776761246028pt_BR
dc.contributor.referee1Luiz, Thiago Cury-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5117776761246028pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Deborah Luiza Moreira Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3071408623242194pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5332141089375663pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo sistematizar o entendimento da comunidade escolar da Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda, situada na comunidade quilombola de Mata Cavalo, sobre a emergência climática, por meio da produção comunicacional genuína. A concepção metodológica da pesquisa está calcada na Cartografia do Imaginário, cujos procedimentos usados para a consecução dos objetivos têm base na pesquisa-participante. Em específico, foram desenvolvidos processos formativos no âmbito da Educação Ambiental e produção midiática com aproximadamente 20 estudantes da instituição escolar, tendo como intuito debater com a comunidade os impactos da emergência climática no quilombo, como, também, a produção de materiais educomunicativos a partir desse diálogo. Com isso, visando responder de que maneira a educomunicação poderia externar a percepção e o entendimento dos estudantes a respeito da emergência climática, foram alcançados resultados positivos. Apesar da dificuldade em responder às questões ambientais, quando oferecemos as atividades, os estudantes foram levados a pensar de maneira crítica. Ao entrarem em discussão em busca de respostas para serem gravadas em vídeo, eles reconheceram os desafios enfrentados ao estudar e morar na Comunidade Quilombola. Atrelado ao processo da educomunicação, observamos que, ainda que sem oferecer nenhum guia de edição de vídeos, os grupos souberam aplicar essas funções, mesmo sem conhecimento dos termos técnicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Educommunicationpt_BR
dc.subject.keyword2Popular environmental educationpt_BR
dc.subject.keyword2Climate emergencypt_BR
dc.subject.keyword2Sustainabilitypt_BR
dc.contributor.referee3Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8322409575535156pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - PPGCOM - Dissertações de mestrado

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