Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6760
Tipo documento: Dissertação
Título: Educomunicação ambiental : o enfrentamento da emergência climática no Quilombo Mata Cavalo pela perspectiva freireana
Autor(es): Paula, Sara Espírito Santo de
Orientador(a): Luiz, Thiago Cury
Membro da Banca: Luiz, Thiago Cury
Membro da Banca: Santos, Deborah Luiza Moreira Santana
Membro da Banca: Craveiro, Pâmela Saunders Uchôa
Resumo : Este estudo tem por objetivo sistematizar o entendimento da comunidade escolar da Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda, situada na comunidade quilombola de Mata Cavalo, sobre a emergência climática, por meio da produção comunicacional genuína. A concepção metodológica da pesquisa está calcada na Cartografia do Imaginário, cujos procedimentos usados para a consecução dos objetivos têm base na pesquisa-participante. Em específico, foram desenvolvidos processos formativos no âmbito da Educação Ambiental e produção midiática com aproximadamente 20 estudantes da instituição escolar, tendo como intuito debater com a comunidade os impactos da emergência climática no quilombo, como, também, a produção de materiais educomunicativos a partir desse diálogo. Com isso, visando responder de que maneira a educomunicação poderia externar a percepção e o entendimento dos estudantes a respeito da emergência climática, foram alcançados resultados positivos. Apesar da dificuldade em responder às questões ambientais, quando oferecemos as atividades, os estudantes foram levados a pensar de maneira crítica. Ao entrarem em discussão em busca de respostas para serem gravadas em vídeo, eles reconheceram os desafios enfrentados ao estudar e morar na Comunidade Quilombola. Atrelado ao processo da educomunicação, observamos que, ainda que sem oferecer nenhum guia de edição de vídeos, os grupos souberam aplicar essas funções, mesmo sem conhecimento dos termos técnicos.
Resumo em lingua estrangeira: This study aims to systematize the understanding of the school community at Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda, located in the quilombola community of Mata Cavalo, about the climate emergency, through genuine communication production. The methodological conception of the research is based on the Cartography of the Imaginary, whose procedures used to achieve the objectives are based on participant research. Specifically, training processes were developed within the scope of Environmental Education and media production with approximately 20 students from the school institution, with the aim of debating with the community the impacts of the climate emergency in the quilombo, as well as the production of educommunicative materials based on this dialogue. With this, aiming to answer how educommunication could express students' perception and understanding regarding the climate emergency, positive results were achieved. Despite the difficulty in responding to environmental issues, when we offered the activities, students were led to think critically. As they entered into a discussion looking for answers to be recorded on video, they recognized the challenges faced when studying and living in the Quilombola Community. Linked to the educommunication process, we observed that, even without offering any video editing guide, the groups knew how to apply these functions, even without knowledge of the technical terms.
Palavra-chave: Educomunicação
Educação ambiental popular
Emergência climática
Sustentabilidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Educommunication
Popular environmental education
Climate emergency
Sustainability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Referência: PAULA, Sara Espírito Santo de. Educomunicação ambiental: o enfrentamento da emergência climática no Quilombo Mata Cavalo pela perspectiva freireana. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6760
Data defesa documento: 29-Oct-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - PPGCOM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Sara Espírito Santo de Paula.pdf4.73 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.