Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6761
Tipo documento: Dissertação
Título: Neoliberalismo na educação superior : um estudo de caso a partir do orçamento da Universidade Federal de Mato Grosso nos anos de 2019-2022
Autor(es): Santana, Mariane Andressa Carreira de Souza
Orientador(a): Silva, Marluce Aparecida Souza e
Membro da Banca: Silva, Marluce Aparecida Souza e
Membro da Banca: Novais, Liliane Capilé Charbel
Membro da Banca: Albuquerque, Dálete Cristiane Silva Heitor de
Resumo : Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), linha de pesquisa Política Social e Direitos Sociais tem como objetivo geral analisar os reflexos das políticas neoliberais na educação superior pública, a partir do estudo de caso do orçamento da UFMT nos anos de 2019 a 2022. O recorte temporal adotado justifica-se pela ocorrência, no período, de uma crise sanitária e humanitária que evidenciou fragilidades em diferentes dimensões e impactou sobremaneira a administração orçamentária da UFMT. Para responder aos questionamentos propostos, a pesquisa utilizou como referencial teórico os conceitos de fundo público, de Evilásio Salvador (2010), orçamento público de Behring (2022) e para fundamentar o conceito e historicidade de universidade pública o conceito de Sguissardi (2005) de modo a absorver o andamento social e capital que culminou na mercantilização da educação no Brasil. A fonte principal de dados foi constituída pelos relatórios orçamentários anuais da UFMT. Os resultados da pesquisa indicam que os sucessivos cortes e contingenciamentos nos repasses de recursos públicos destinados às universidades públicas promovido pelas políticas neoliberais, somados as singularidades do período pandêmico, impactaram negativamente a educação superior pública. A análise da distribuição interna dos recursos e da forma com que esse recurso transferido se constitui permitiu compreender que a política neoliberalista de anticiência, fundamentalista, miliciana e militarizada vivenciada nos 4 anos do governo Bolsonaro é um retrocesso civilizatório e suas consequências formam cicatrizes na história da sociedade brasileira. A dissertação conclui que a acumulação primitiva do capital somada ao neoliberalismo e governos de extrema direita têm um impacto corrosivo na educação superior pública, comprometendo a qualidade do ensino, a pesquisa e a extensão universitária.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation, developed within the scope of the Graduate Program in Social Policy of the Federal University of Mato Grosso (UFMT), research line Social Policy and Social Rights, aims to analyze the effects of neoliberal policies on public higher education, based on the case study of the UFMT budget from 2019 to 2022. The temporal cut adopted is justified by the occurrence, in the period, of a sanitary and humanitarian crisis that evidenced weaknesses in different dimensions and had a major impact on the budgetary administration of the UFMT. To answer the proposed questions, the research used as theoretical reference the concepts of public fund, by Evilásio Salvador (2010), public budget by Behring (2022), and to support the concept and historicity of public university the concept of Sguissardi (2005) in order to absorb the social and capital progress that culminated in the commodification of education in Brazil. The main data source was constituted by the UFMT's annual budgetary reports.The research results indicate that the successive cuts and contingencies in the transfers of public resources for public universities promoted by neoliberal policies, added to the singularities of the pandemic period, had a negative impact on public higher education. The analysis of the internal distribution of resources and the way in which this transferred resource is constituted allowed us to understand that the neoliberalist policy of anti-science, fundamentalist, militia and militarized experienced in the 4 years of the Bolsonaro government is a setback for civilization and its consequences form scars in the history of Brazilian society. The dissertation concludes that primitive capital accumulation added to neoliberalism and far-right governments have a corrosive impact on public higher education, compromising the quality of teaching, research and university extension.
Palavra-chave: Universidade Federal de Mato Grosso
Educação superior
Políticas neoliberais
Orçamento público
Palavra-chave em lingua estrangeira: Federal University of Mato Grosso
Higher education
Neoliberal policies
Public budget
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Referência: SANTANA, Mariane Andressa Carreira de Souza. Neoliberalismo na educação superior: um estudo de caso a partir do orçamento da Universidade Federal de Mato Grosso nos anos de 2019-2022. 2023. [120] f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6761
Data defesa documento: 29-Dez-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

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