Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6762
Tipo documento: Dissertação
Título: As relações de gênero nos currículos de licenciaturas em educação física das instituições de ensino superior públicas do estado de Mato Grosso
Autor(es): Sousa, Adão Rodrigues de
Orientador(a): Marani, Vitor Hugo
Coorientador: França, Abia Lima de
Membro da Banca: Marani, Vitor Hugo
Membro da Banca: França, Abia Lima de
Membro da Banca: Reverdito, Riller Silva
Resumo : A abordagem da temática de gênero nos currículos de formação inicial em Educação Física é indispensável para promover práticas pedagógicas transformadoras e enfrentar desigualdades estruturais. O objetivo geral traçado para esta dissertação é investigar como a temática de gênero é abordada nos currículos de formação dos Cursos de Licenciatura em Educação Física ofertados presencialmente nas Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Mato Grosso (IES). Os objetivos específicos, são: mapear o histórico, os objetivos, os perfis de egressos dos cursos de educação física das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Mato Grosso (IES) selecionadas; analisar a estrutura curricular e as disciplinas voltadas para a abordagem da temática de gênero nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Licenciatura em Educação Física; identificar o modo como gênero atravessa os currículos de educação física a fim de entender as implicações políticas e sociais da abordagem de gênero nos currículos de licenciatura em educação física. A presente pesquisa se caracteriza como um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, fundamentado na análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs). Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, visando extrair informações relevantes que atendessem aos objetivos específicos delineados no estudo. Os resultados preliminares destacam fragilidades na abordagem da temática de gêneros nos documentos formativos, com diferenças na forma de inserção nos documentos das diferentes Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Mato Grosso (IES), trabalhando, na maioria das instituições, de maneira transversal nas disciplinas e na menor parte tratando a formação em disciplinas específicas a temática de gênero. Considera-se, finalmente, que, são necessários avanços na integração da temática de gênero nos currículos das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Mato Grosso (IES) por meio de políticas educacionais que promovam a inserção da temática nas estruturas curriculares formativas.
Resumo em lingua estrangeira: El abordaje de la temática de género en los currículos de formación inicial en Educación Física es indispensable para promover prácticas pedagógicas transformadoras y enfrentar las desigualdades estructurales. El objetivo general delineado para esta tesis es investigar cómo se aborda el tema del género en los planes de formación de los Cursos de Grado en Educación Física ofrecidos de manera presencial en las Instituciones Públicas de Educación Superior del Estado de Mato Grosso (IES). Los objetivos específicos son: mapear la historia, los objetivos y los perfiles de los graduados de los cursos de educación física en las Instituciones Públicas de Educación Superior seleccionadas del Estado de Mato Grosso (IES); analizar la estructura curricular y las disciplinas orientadas a abordar el tema de género en los Proyectos Pedagógicos del Curso (PPCs) de la Licenciatura en Educación Física; Identificar la forma en que el género cruza los currículos de educación física para comprender las implicaciones políticas y sociales del enfoque de género. Para el análisis de los datos se utilizó la técnica de análisis de contenido, con el objetivo de extraer información relevante que cumpla con los objetivos específicos trazados en el estudio. Los resultados preliminares ponen de manifiesto debilidades en el abordaje del tema de género en los documentos de formación, con diferencias en la forma de inserción en los documentos de las diferentes Instituciones Públicas de Educación Superior del Estado de Mato Grosso (IES), trabajando, en la mayoría de las instituciones, de forma transversal en las disciplinas y en la menor parte ocupándose de la formación en disciplinas específicas del tema de género. Finalmente, se considera que son necesarios avances en la integración de la temática de género en los currículos de las Instituciones Públicas de Educación Superior del Estado de Mato Grosso (IES) a través de políticas educativas que promuevan la inserción del tema en las estructuras curriculares formativas.
Palavra-chave: Gênero
Currículos
Formação inicial
Licenciatura
Educação física
Palavra-chave em lingua estrangeira: Género
Currículos
Formación inicial
Grado
Educación física
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Referência: SOUSA, Adão Rodrigues de. As relações de gênero nos currículos de licenciaturas em educação física das instituições de ensino superior públicas do estado de Mato Grosso. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6762
Data defesa documento: 10-Dez-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Adão Rodrigues de Sousa.pdf1.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.