Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6763
Tipo documento: | Tese |
Título: | Analítica transmoderna : examinando a metaficção historiográfica decolonial em Um Defeito de Cor |
Autor(es): | Santos, Vinícius Ferreira dos |
Orientador(a): | Carbonieri, Divanize |
Membro da Banca: | Carbonieri, Divanize |
Membro da Banca: | Bolfarine, Mariana |
Membro da Banca: | Ramos, Regiane Corrêa de Oliveira |
Membro da Banca: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Membro da Banca: | Corrêa, Noemi dos Reis |
Resumo : | O presente estudo tem por objetivo analisar a poética transmoderna de “Um defeito de cor”, romance de Ana Maria Gonçalves, a fim de compreender, a partir da analítica transmoderna, de que maneira a estrutura pós-moderna do texto é adjuvante para alicerçar o projeto decolonial. De certo modo, há uma metodologia da impertinência praticada nesse empreendimento, uma vez que ele não corresponde a um paradigma clássico de estudos, que tradicionalmente subalterniza os conhecimentos advindos das ex-colônias. Ao contrário, foram elencados, nesta pesquisa, conhecimentos produzidos pelas zonas do “não-ser”, conforme as denomina Franz Fanon, com o intuito de realizar um giro decolonial no referencial epistemológico. A intenção aqui é discorrer sobre e problematizar as semelhanças formais e temáticas, em relação às narrativas pós-modernas, de Um defeito de cor, obra que é altamente autorreflexiva em relação ao uso das historiografias. Mas também se pretende demonstrar que tal postura faz parte de um esforço decolonial de pensar fatos históricos brasileiros com base na própria reescrita da história. Desse modo, a obra será lida e analisada principalmente sob a ótica da decolonialidade de Ramón Grosfoguel (2008) e da transmodernidade de Enrique Dussel (2016), em diálogo com os estudos de Linda Hutcheon (1991) sobre os romances pós-modernos, que, para a autora, correspondem à noção da autoconsciência da textualidade da história. Dessa maneira, o romance analisado se dedica a contar a história da personagem Kehinde, localizada à margem do discurso hegemônico como escravizada. Por meio da escrita, a narradora-protagonista se coloca como testemunha crítica dos eventos históricos do Brasil do século XVIII, sobretudo da Revolta dos Malês. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: This study aims to analyze the transmodern poetics of Um defeito de cor, a novel by
Ana Maria Gonçalves, to understand, from the perspective of transmodern analytics,
how the postmodern structure of the text supports the decolonial project. In a way,
there is a methodology of impertinence practiced in this endeavor, as it does not
conform to a classical paradigm of studies that traditionally subalternize knowledge
from former colonies. On the contrary, this research has selected knowledge
produced by the zones of "non-being," as termed by Franz Fanon, with the intention
of carrying out a decolonial shift in the epistemological framework. The aim here is to
discuss and problematize the formal and thematic similarities, in relation to
postmodern narratives, of Um defeito de cor, a work that is highly self-reflexive in its
use of historiographies. It also seeks to demonstrate that such a stance is part of a
decolonial effort to rethink Brazilian historical events based on the rewriting of history
itself. Thus, the work will be read and analyzed primarily from the perspective of
Ramón Grosfoguel's (2008) decoloniality and Enrique Dussel's (2016)
transmodernity, in dialogue with Linda Hutcheon's (1991) studies on postmodern
novels, which, according to her, correspond to the notion of the self-consciousness of
the textuality of history. In this way, the analyzed novel is dedicated to telling the
story of the character Kehinde, positioned at the margins of hegemonic discourse as
an enslaved person. Through writing, the narrator-protagonist positions herself as a
critical witness to the historical events of 18th century Brazil, particularly the Malê
Revolt. RESUMEN: El presente estudio tiene como objetivo analizar la poética transmoderna de "Um defeito de cor", novela de Ana Maria Gonçalves, para comprender, desde la analítica transmoderna, de qué manera la estructura posmoderna del texto es un apoyo para fundamentar el proyecto decolonial. De cierto modo, hay una metodología de la impertinencia practicada en este esfuerzo, ya que no corresponde a un paradigma clásico de estudios, que tradicionalmente subalterniza los conocimientos provenientes de las ex-colonias. Por el contrario, en esta investigación se seleccionaron conocimientos producidos por las zonas del “no-ser”, como las denomina Franz Fanon, con el objetivo de realizar un giro decolonial en el referencial epistemológico. La intención aquí es discurrir y problematizar las semejanzas formales y temáticas, en relación con las narrativas posmodernas, de Um defeito de cor, obra que es altamente autorreflexiva en relación al uso de las historiografías. Pero también se pretende demostrar que tal postura es parte de un esfuerzo decolonial para pensar hechos históricos brasileños con base en la propia reescritura de la historia. De este modo, la obra será leída y analizada principalmente desde la óptica de la decolonialidad de Ramón Grosfoguel (2008) y la transmodernidad de Enrique Dussel (2016), en diálogo con los estudios de Linda Hutcheon (1991) sobre las novelas posmodernas, que, para la autora, corresponden a la noción de la autoconciencia de la textualidad de la historia. De esta manera, la novela analizada se dedica a contar la historia del personaje Kehinde, situado al margen del discurso hegemónico como esclavizado. A través de la escritura, la narradora-protagonista se posiciona como testigo crítico de los eventos históricos de Brasil del siglo XVIII, sobre todo de la Revuelta de los Malés. |
Palavra-chave: | Poética transmoderna Analítica transmoderna Decolonialidade Ana Maria Gonçalves |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Transmodern poetics Transmodern analytics Decoloniality Ana Maria Gonçalves |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | SANTOS, Vinícius Ferreira dos. Analítica transmoderna: examinando a metaficção historiográfica decolonial em Um Defeito de Cor. 2024. 128 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6763 |
Data defesa documento: | 1-Jul-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2024_Vinícius Ferreira dos Santos.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.