Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6787
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBotton, Carmen Inês-
dc.date.accessioned2025-04-15T17:23:13Z-
dc.date.available2024-04-26-
dc.date.available2025-04-15T17:23:13Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationBOTTON, Carmen Inês. Uma experiência de produção e uso de videoaulas na mediação das aulas de ciências com estudantes do ensino fundamental I sob a perspectiva do ensino híbrido. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6787-
dc.description.abstractIn this research, I analyzed “how the production and pedagogical use of video classes, in the context of Hybrid Teaching, can (re)signify the teaching and learning processes in Science with students in the 4th year of Elementary School I”. Video classes, according to Moran (1995), play a fundamental role in hybrid education, a teaching model that combines face-to-face and online activities. They become valuable pedagogical resources in promoting autonomous learning, personalization of teaching and flexibility for students and teachers. In this research process, I produced nine video classes entitled “Microorganisms, small living beings taught in a fun way”, distributed in thematic units, under the bias of the flipped classroom methodology, with homework activities of evaluative interventions. For the effectiveness of the study, in this work, I opted for a qualitative research approach, with didactic intervention by the teacher researcher, in a class of students in the 4th year of Elementary School I, from a Public School, located in Sinop city, at Mato Grosso state. The teaching proposal combined with teaching comprised six stages for the development of this research. The results indicate that the use of video classes in teaching Science, in a Hybrid Education format, contributed to (re)meaning the teaching and learning process of students in the 4th year of Elementary School I, as it enabled their protagonism in the development of learning itself, which proves that it is a flexible methodology and, at the same time, viable for other contexts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-02-25T21:05:31Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Carmen Inês Botton.pdf: 2143444 bytes, checksum: 412d7240aa71808474f78f275c060072 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-15T17:23:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Carmen Inês Botton.pdf: 2143444 bytes, checksum: 412d7240aa71808474f78f275c060072 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-15T17:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Carmen Inês Botton.pdf: 2143444 bytes, checksum: 412d7240aa71808474f78f275c060072 (MD5) Previous issue date: 2024-02-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma experiência de produção e uso de videoaulas na mediação das aulas de ciências com estudantes do ensino fundamental I sob a perspectiva do ensino híbridopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino híbridopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordVideoaulaspt_BR
dc.subject.keywordTDICpt_BR
dc.contributor.advisor1Dresch, Mauro André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2779525668838132pt_BR
dc.contributor.referee1Dresch, Mauro André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2779525668838132pt_BR
dc.contributor.referee2Pinho, Albina Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6832235240312580pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6591807095584908pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, analisei “como a produção e a utilização pedagógica de videoaulas, em contexto do Ensino Híbrido, podem (re)significar os processos de ensino e aprendizagem em Ciências com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I”. As videoaulas, conforme Moran (1995), assumem um papel fundamental na educação híbrida, um modelo de ensino que combina atividades presenciais e online. Elas se tornam recursos pedagógicos valiosos na promoção da aprendizagem autônoma, da personalização do ensino e da flexibilidade para estudantes e professores. Nesse processo de investigação, produzi nove videoaulas intituladas “Microrganismos, pequenos seres vivos ensinados de maneira divertida”, distribuídas em unidades temáticas, sob o viés da metodologia sala de aula invertida, com atividades de casa de intervenções avaliativas. Para efetividade do estudo, optei, neste trabalho, por uma abordagem de pesquisa qualitativa, com intervenção didática da docente pesquisadora, em uma turma de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma Escola Pública Estadual, localizada no município de Sinop, no estado de Mato Grosso. A proposta de ensino aliado ao ensino compreende seis etapas para o desenvolvimento desta pesquisa. Os resultados sinalizam que o uso das videoaulas no ensino de Ciências, em formato da Educação Híbrida, contribuiu para (re) significar o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, uma vez que possibilitou o protagonismo deles no desenvolvimento da própria aprendizagem, o que atesta ser uma metodologia flexível e, ao mesmo tempo, viável a outros contextos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.subject.keyword2Hybrid teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Science teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Vídeo classespt_BR
dc.subject.keyword2TDICpt_BR
dc.contributor.referee3Pinheiro, Jean Reinildes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791706939726587pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Carmen Inês Botton.pdf2.09 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.