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Tipo documento: Dissertação
Título: Uma experiência de produção e uso de videoaulas na mediação das aulas de ciências com estudantes do ensino fundamental I sob a perspectiva do ensino híbrido
Autor(es): Botton, Carmen Inês
Orientador(a): Dresch, Mauro André
Membro da Banca: Dresch, Mauro André
Membro da Banca: Pinho, Albina Pereira de
Membro da Banca: Pinheiro, Jean Reinildes
Resumo : Nesta pesquisa, analisei “como a produção e a utilização pedagógica de videoaulas, em contexto do Ensino Híbrido, podem (re)significar os processos de ensino e aprendizagem em Ciências com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I”. As videoaulas, conforme Moran (1995), assumem um papel fundamental na educação híbrida, um modelo de ensino que combina atividades presenciais e online. Elas se tornam recursos pedagógicos valiosos na promoção da aprendizagem autônoma, da personalização do ensino e da flexibilidade para estudantes e professores. Nesse processo de investigação, produzi nove videoaulas intituladas “Microrganismos, pequenos seres vivos ensinados de maneira divertida”, distribuídas em unidades temáticas, sob o viés da metodologia sala de aula invertida, com atividades de casa de intervenções avaliativas. Para efetividade do estudo, optei, neste trabalho, por uma abordagem de pesquisa qualitativa, com intervenção didática da docente pesquisadora, em uma turma de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma Escola Pública Estadual, localizada no município de Sinop, no estado de Mato Grosso. A proposta de ensino aliado ao ensino compreende seis etapas para o desenvolvimento desta pesquisa. Os resultados sinalizam que o uso das videoaulas no ensino de Ciências, em formato da Educação Híbrida, contribuiu para (re) significar o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, uma vez que possibilitou o protagonismo deles no desenvolvimento da própria aprendizagem, o que atesta ser uma metodologia flexível e, ao mesmo tempo, viável a outros contextos.
Resumo em lingua estrangeira: In this research, I analyzed “how the production and pedagogical use of video classes, in the context of Hybrid Teaching, can (re)signify the teaching and learning processes in Science with students in the 4th year of Elementary School I”. Video classes, according to Moran (1995), play a fundamental role in hybrid education, a teaching model that combines face-to-face and online activities. They become valuable pedagogical resources in promoting autonomous learning, personalization of teaching and flexibility for students and teachers. In this research process, I produced nine video classes entitled “Microorganisms, small living beings taught in a fun way”, distributed in thematic units, under the bias of the flipped classroom methodology, with homework activities of evaluative interventions. For the effectiveness of the study, in this work, I opted for a qualitative research approach, with didactic intervention by the teacher researcher, in a class of students in the 4th year of Elementary School I, from a Public School, located in Sinop city, at Mato Grosso state. The teaching proposal combined with teaching comprised six stages for the development of this research. The results indicate that the use of video classes in teaching Science, in a Hybrid Education format, contributed to (re)meaning the teaching and learning process of students in the 4th year of Elementary School I, as it enabled their protagonism in the development of learning itself, which proves that it is a flexible methodology and, at the same time, viable for other contexts.
Palavra-chave: Ensino híbrido
Ensino de ciências
Videoaulas
TDIC
Palavra-chave em lingua estrangeira: Hybrid teaching
Science teaching
Vídeo classes
TDIC
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM
Referência: BOTTON, Carmen Inês. Uma experiência de produção e uso de videoaulas na mediação das aulas de ciências com estudantes do ensino fundamental I sob a perspectiva do ensino híbrido. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6787
Data defesa documento: 27-Feb-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

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