Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6789
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Nutrientes : temática interdisciplinar para o ensino fundamental, com vistas à promoção da alfabetização científica |
Autor(es): | Hobold, Marcio Roberto |
Orientador(a): | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Troian, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli |
Membro da Banca: | Wobeto, Carmen |
Resumo : | A vida moderna exige uma busca constante por conhecimento, sem conhecimento não avançamos enquanto seres humanos. A escola com uma visão de ensino integral é um ambiente propício para desenvolver uma série de habilidades nos alunos, dentre elas a seleção de informações relevantes para seu desenvolvimento enquanto cidadão. O objetivo é apresentar uma proposta de ensino que integre as disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática, a partir da temática dos nutrientes, com intuito de fomentar a Alfabetização Científica dos alunos, por meio de uma Sequência Didática interdisciplinar. O trabalho foi desenvolvido sob a ótica da Interdisciplinaridade e da Alfabetização Científica. Os principais teóricos que embasaram essa pesquisa foram: Sasseron e Carvalho (2008), Chassot (2018), Feistel (2012) e Fazenda (2012). A pesquisa buscou responder ao seguinte problema: como a interdisciplinaridade por meio da temática dos nutrientes desenvolveria a Alfabetização Científica em alunos do 5º ano. As atividades da Sequência Didática estão organizadas com textos e práticas didáticas sobre o tema da alimentação saudável. A pesquisa foi realizada em uma escola Municipal de Educação Básica no munícipio de Sorriso-MT. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, de cunho exploratório, com participação direta do pesquisador no campo de pesquisa. Os dados coletados foram constituídos através de questionários prévios ao iniciar o desenvolvimento da sequência didática e um questionário final após o seu desenvolvimento, análises das produções dos sujeitos e através de gravações em áudio e vídeo. Para a análise dos dados optamos pela análise de conteúdos de Bardin (2010), com o emprego dos indicadores de Alfabetização Científica são, de acordo Sasseron e Carvalho (2008). Em linhas gerais, os resultados obtidos apontam que: através da interdisciplinaridade se pode perceber como a Ciência fornece contexto para a Matemática, lhe atribuindo significado; a Matemática se mostrou fundamental na compreensão dos fenômenos naturais; a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), precisa ser mais debatida em âmbito escolar; a Alfabetização Científica se desenvolve através do diálogo. |
Resumo em lingua estrangeira: | Modern life necessitates a continuous pursuit of knowledge; without it, human progress stagnates. Schools, with a holistic educational vision, provide an environment conducive to nurturing various skills in students, including the ability to discern pertinent information for their civic development. The aim is to propose an educational framework integrating Natural Sciences and Mathematics, centered on the theme of nutrients, to enhance students' Scientific Literacy through an interdisciplinary Didactic Sequence. This endeavor is underpinned by the principles of Interdisciplinarity and Scientific Literacy, with support from prominent scholars such as Sasseron and Carvalho (2008), Chassot (2018), Feistel (2012), and Fazenda (2012). The research addresses the query: how can interdisciplinarity, through the exploration of nutrients, foster Scientific Literacy among 5th-grade students? The Didactic Sequence comprises activities structured around texts and pedagogical exercises focusing on healthy eating habits. Conducted at a Municipal School of Basic Education in Sorriso-MT, the qualitative and exploratory methodological approach involved direct researcher participation in the field. Data collection involved pre-sequence questionnaires and subsequent assessments, analysis of student outputs, and audio-video recordings. Data analysis followed Bardin's (2010) content analysis method, utilizing Scientific Literacy indicators proposed by Sasseron and Carvalho (2008). Overall, findings suggest that interdisciplinary approaches illuminate how Science contextualizes Mathematics, imbuing it with significance. Mathematics emerged as pivotal in comprehending natural phenomena, underscoring the need for heightened discourse on Food and Nutrition Education (FNE) within educational settings. Moreover, Scientific Literacy is fostered through dialogical engagement. |
Palavra-chave: | Nutrientes Educação alimentar e nutricional Alfabetização científica Interdisciplinaridade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Nutrients Food and nutrition education Scientific literacy Interdisciplinarity |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM |
Referência: | HOBOLD, Marcio Roberto Hobold. Nutrientes: temática interdisciplinar para o ensino fundamental, com vistas à promoção da alfabetização científica. 2024. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6789 |
Data defesa documento: | 21-Feb-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Marcio Roberto Hobold.pdf | 44.96 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.