Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6790
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Andréa de Freitas Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-15T17:38:16Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21 | - |
dc.date.available | 2025-04-15T17:38:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-15 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Andréa de Freitas Oliveira. Ensino de ciências por investigação: uma proposta de atividades investigativas sobre densidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6790 | - |
dc.description.abstract | Historically, science education in Brazil has been accorded minimal priority within the school curriculum. There remains a challenge in developing a science education that not only imparts knowledge of scientific concepts and language but also effectively illustrates, in a manner relatable to students, that science exists to meet human needs and serve societal functions. In this context, Scientific Literacy is currently considered a means to overcome these challenges. It is viewed as a theoretical framework designed to facilitate the understanding of the world, aiming to impart scientific knowledge that aids in addressing everyday problems. With this perspective in mind, the present study begins with a literature review to discuss Scientific Literacy, Inquiry-Based Science Education, and Investigative Teaching Sequences as facilitators and enhancers of learning in Science Education for the early years of elementary education. Consequently, the results obtained from field interventions through Inquiry-Based Science Education, specifically focusing on the concept of "Density," demonstrated significant and positive learning outcomes in scientific concepts, as well as the development of Scientific Literacy among the student participants in the study. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-02-26T21:33:56Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Andréa de Freitas Oliveira Freitas.pdf: 8795851 bytes, checksum: b394784801cb898fee0edaad3009e3aa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-15T17:38:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Andréa de Freitas Oliveira Freitas.pdf: 8795851 bytes, checksum: b394784801cb898fee0edaad3009e3aa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-15T17:38:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Andréa de Freitas Oliveira Freitas.pdf: 8795851 bytes, checksum: b394784801cb898fee0edaad3009e3aa (MD5) Previous issue date: 2024-08-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências por investigação : uma proposta de atividades investigativas sobre densidade nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências por investigação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Densidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência de ensino investigativa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rosinke, Patrícia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3135869298084965 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rosinke, Patrícia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3135869298084965 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Fabiana de Fátima | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2450899953107394 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2852073378056640 | pt_BR |
dc.description.resumo | Historicamente o Ensino de Ciências no Brasil teve pouca prioridade no currículo escolar, pois ainda há certa dificuldade em construir um ensino de ciências que não apenas propicie o conhecimento de conceitos e linguagem científica, mas que seja capaz de demonstrar, de maneira próxima da realidade dos estudantes, que a ciência existe em função dos seres humanos e de suas necessidades. Sob essa ótica, considera-se atualmente a Alfabetização Científica como uma forma de superar esses obstáculos. Tratando-se de uma teoria considerada como uma ferramenta para propiciar a leitura do mundo visando a aprendizagem de conhecimentos científicos que contribuam para a resolução de problemas da vida diária. Pensando nisso, esta pesquisa parte de uma revisão bibliográfica para discussão acerca da Alfabetização Científica, Ensino de Ciências por Investigação e Sequência de Ensino Investigativa como facilitadoras e potencializadoras da aprendizagem no Ensino de Ciências da Natureza para os anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa maneira, os resultados obtidos através da intervenção em campo sob a ótica do Ensino de Ciências por Investigação, que compreendia o conteúdo “Grandeza Densidade”, demonstrou positivas e expressivas manifestações de aprendizagem de conceitos científicos, bem como o desenvolvimento da Alfabetização Científica nos estudantes participantes da pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUS - Sinop | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Scientific literacy | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Early years of elementary school | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teaching science through research | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Density | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Investigative teaching sequence | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santana, Ricardo Robinson Campomanes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9026097374517495 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Andréa de Freitas Oliveira Freitas.pdf | 8.59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.