Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6790
Tipo documento: Dissertação
Título: Ensino de ciências por investigação : uma proposta de atividades investigativas sobre densidade nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Freitas, Andréa de Freitas Oliveira
Orientador(a): Rosinke, Patrícia
Membro da Banca: Rosinke, Patrícia
Membro da Banca: Ferreira, Fabiana de Fátima
Membro da Banca: Santana, Ricardo Robinson Campomanes
Resumo : Historicamente o Ensino de Ciências no Brasil teve pouca prioridade no currículo escolar, pois ainda há certa dificuldade em construir um ensino de ciências que não apenas propicie o conhecimento de conceitos e linguagem científica, mas que seja capaz de demonstrar, de maneira próxima da realidade dos estudantes, que a ciência existe em função dos seres humanos e de suas necessidades. Sob essa ótica, considera-se atualmente a Alfabetização Científica como uma forma de superar esses obstáculos. Tratando-se de uma teoria considerada como uma ferramenta para propiciar a leitura do mundo visando a aprendizagem de conhecimentos científicos que contribuam para a resolução de problemas da vida diária. Pensando nisso, esta pesquisa parte de uma revisão bibliográfica para discussão acerca da Alfabetização Científica, Ensino de Ciências por Investigação e Sequência de Ensino Investigativa como facilitadoras e potencializadoras da aprendizagem no Ensino de Ciências da Natureza para os anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa maneira, os resultados obtidos através da intervenção em campo sob a ótica do Ensino de Ciências por Investigação, que compreendia o conteúdo “Grandeza Densidade”, demonstrou positivas e expressivas manifestações de aprendizagem de conceitos científicos, bem como o desenvolvimento da Alfabetização Científica nos estudantes participantes da pesquisa.
Resumo em lingua estrangeira: Historically, science education in Brazil has been accorded minimal priority within the school curriculum. There remains a challenge in developing a science education that not only imparts knowledge of scientific concepts and language but also effectively illustrates, in a manner relatable to students, that science exists to meet human needs and serve societal functions. In this context, Scientific Literacy is currently considered a means to overcome these challenges. It is viewed as a theoretical framework designed to facilitate the understanding of the world, aiming to impart scientific knowledge that aids in addressing everyday problems. With this perspective in mind, the present study begins with a literature review to discuss Scientific Literacy, Inquiry-Based Science Education, and Investigative Teaching Sequences as facilitators and enhancers of learning in Science Education for the early years of elementary education. Consequently, the results obtained from field interventions through Inquiry-Based Science Education, specifically focusing on the concept of "Density," demonstrated significant and positive learning outcomes in scientific concepts, as well as the development of Scientific Literacy among the student participants in the study.
Palavra-chave: Alfabetização científica
Anos iniciais do ensino fundamental
Ensino de ciências por investigação
Densidade
Sequência de ensino investigativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Scientific literacy
Early years of elementary school
Teaching science through research
Density
Investigative teaching sequence
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM
Referência: FREITAS, Andréa de Freitas Oliveira. Ensino de ciências por investigação: uma proposta de atividades investigativas sobre densidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6790
Data defesa documento: 15-Ago-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Andréa de Freitas Oliveira Freitas.pdf8.59 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.