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http://ri.ufmt.br/handle/1/6803
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Redes sociais : um instrumento no processo de ensino-aprendizagem colaborativo em física |
Autor(es): | Burton, Anderson Augusto Brito |
Orientador(a): | Roos, Max de Oliveira |
Membro da Banca: | Roos, Max de Oliveira |
Membro da Banca: | Barros, Marcelo Paes de |
Membro da Banca: | Pereira, Osvaldo Alves |
Resumo : | Denomina-se Aprendizagem Ativa (AA) os métodos que requerem engajamento dos alunos durante o processo ensino aprendizagem. Tal abordagem tem demonstrado um aumento da compreensão dos estudantes sobre conceitos e as leis (definições) da Física. Neste contexto, o uso de redes sociais como instrumento de apoio para o ensino de física pode se tornar um aliado do professor ao promover a aprendizagem. A ideia básica é a utilização de comunidades virtuais já existentes na internet. A estratégia utilizada através de ambientes digitais para elaboração de material criado a partir da colaboração dos participantes mostrou – se eficaz no desenvolvimento da Oficina de Aprendizagem Ativa Via Redes Sociais. Na oficina apresentamos para os membros os conceitos envolvidos no estudo das redes digitais e suas relações com a AA no ensino de Física. Os integrantes elaboraram, através de um grupo criado no Facebook, um roteiro para o experimento, lei de Ohm, escolhido por eles entre diversos aplicativos disponíveis na rede. Os resultados são obtidos a partir de indicadores de colaboração e das respostas obtidas em questionário. Utilizamos os softwares UCINET e NetDraw para gerar os dados para análise de densidade de rede, grau de centralidade e de intermediação. Observamos a existência de resistência à utilização das redes digitais para o ensino em ambiente escolar. Mesmo em ambientes virtuais, os atores da rede tendem a centralizar as trocas de informações. De maneira similar aos resultados de centralidade percebemos que a maioria das intermediações se concentram entre os mesmos agentes. A metodologia aplicada mostrou – se muito satisfatória para o estudo empreendido, e pode ser usada como base para estudos e pesquisas similares. |
Resumo em lingua estrangeira: | Refers to Active Learning (AA) methods that require engagement of students during the teaching learning process. This approach has been shown to increase the students' understanding of concepts and laws (definitions) of physics. The use of social networks as a support tool for teaching physics can become an ally of the teacher to promote learning. The basic idea is to use existing virtual communities on the internet. The strategy adopted in this work via digital environments for the elaboration of material created from the collaboration of the participants showed to be effective in developing the Workshop of Active Learning Via Social Networks. In the workshop we present the concepts of digital networks and their relationships with the AL in the teaching of Physics. Participants developed, created through a group on Facebook, a guide for the experiment, Ohm's law, chosen from many applications available on the net. The results were obtained from indicators of collaboration and the responses obtained from the questionnaire. We used UCINET and NetDraw software to generate the data for analysis of network density, degree centrality and betweenness. We observed a resistance to the use of digital networks for teaching in schools. Even in virtual environments the network actors centralize information exchange. In a similar way to the results of the most central of betweenness occur therebetween agents. This methodology proved to be satisfactory in the study and can be used as a parameter for similar studies and researches. |
Palavra-chave: | Aprendizagem ativa Redes sociais Ensino de física |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Active learning Social networks Physics teaching |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | BURTON, Anderson Augusto Brito. Redes sociais: um instrumento no processo de ensino-aprendizagem colaborativo em física. 2014. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6803 |
Data defesa documento: | 25-Fev-2014 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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