Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6808
Tipo documento: Dissertação
Título: O ensino de ciências naturais no contexto CTSA : uma proposta didática para a educação de jovens e adultos
Autor(es): Santos, Ana Carolina Leite dos
Orientador(a): Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Jorge Neto, Miguel
Membro da Banca: Carbo, Leandro
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Resumo : A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é concebida como uma modalidade educacional destinada àqueles que não frequentaram instituições escolares na idade apropriada, tendo como propósito central ofertar uma educação de qualidade, visando à autonomia, conscientização e igualdade de oportunidades para os participantes. A aplicação da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) no Ensino de Ciências para a EJA oferece uma oportunidade valiosa de promover uma educação mais contextualizada e relevante para os estudantes ao integrar conceitos científicos com questões sociais, tecnológicas e ambientais, possibilita uma compreensão mais ampla e crítica do papel da ciência na vida cotidiana, capacitando os estudantes da EJA a se tornarem cidadãos informados e engajados em sua comunidade e ambiente. Diante disso, tem-se como objetivo principal desta pesquisa, elaborar, aplicar e validar uma proposta de ensino na forma de E-book Educacional que utiliza a abordagem CTSA para ensinar conceitos da área de Ciências da Natureza para a EJA. Para tanto, a problemática norteadora desta pesquisa foi: Quais as contribuições de uma proposta de ensino por meio de projetos pedagógicos no contexto CTSA, elaborada para o âmbito das Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos?. Assim, na tentativa de respondê-la, a metodologia adotada foi a qualitativa do tipo exploratório. A coleta de dados ocorreu em uma escola da rede estadual no município de Várzea Grande-MT, por meio da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas a cinco professores da área de Ciências da Natureza atuantes na EJA. Os dados foram tratados empregando-se o método de análise de conteúdo, estruturados em três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A avaliação do produto educacional pelos professores participantes foi satisfatória, fornecendo dados para ajustes no material e validando sua relevância no contexto escolar em que foi desenvolvido. Em relato, um professor afirmou que a abordagem CTSA contida no E-book, contribuiu para estimular a criatividade na elaboração de ideias e proporcionou o uso de novas metodologias para trabalhar não apenas com a EJA, mas com outras modalidades de ensino. Além disso, o resultado da avaliação do E-book nos remete a considerar a importância dessa pesquisa na melhoria da prática docente uma vez que proporcionou tanto à pesquisadora quanto aos participantes, uma melhor compreensão sobre a modalidade pesquisada e uma reflexão sobre sua prática docente.
Resumo em lingua estrangeira: Youth and Adult Education (EJA) is conceived as an educational modality aimed at those who did not attend school institutions at the appropriate age, with the central purpose of offering quality education, aiming at autonomy, awareness and equal opportunities for participants. The application of the CTSA approach (Science, Technology, Society and Environment) in Science Teaching for EJA offers a valuable opportunity to promote a more contextualized and relevant education for students by integrating scientific concepts with social, technological and environmental issues, enabling a broader and critical understanding of the role of science in everyday life, enabling EJA students to become informed and engaged citizens in their community and environment. Therefore, the main objective of this research is to develop, apply and validate a teaching proposal in the form of an Educational E-book that uses the CTSA approach to teach concepts in the area of Natural Sciences for EJA. To this end, the guiding problem of this research was: What are the contributions of a teaching proposal through pedagogical projects in the CTSA context, designed for the scope of Natural Sciences in Youth and Adult Education?. Therefore, in an attempt to answer it, the methodology adopted was qualitative and exploratory. Data collection took place in a state school in the municipality of Várzea Grande-MT, through the application of questionnaires and semi-structured interviews to five teachers in the area of Natural Sciences working at EJA. The data was processed using the content analysis method, structured in three phases: pre-analysis, exploration of the material and treatment of results. The evaluation of the educational product by the participating teachers was satisfactory, providing data for adjustments to the material and validating its relevance in the school context in which it was developed. In a report, a teacher stated that the CTSA approach contained in the E-book contributed to stimulating creativity in the development of ideas and provided the use of new methodologies to work not only with EJA, but with other teaching modalities. Furthermore, the result of the E-book evaluation leads us to consider the importance of this research in improving teaching practice as it provided both the researcher and the participants with a better understanding of the modality researched and a reflection on their teaching practice.
Palavra-chave: Ensino de ciências
Educação de jovens e adultos
Abordagem CTSA
E-book educacional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Science teaching
Youth and adult education
CTSA approach
Educational e-book
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: SANTOS, Ana Carolina Leite dos. O ensino de ciências naturais no contexto CTSA: uma proposta didática para a educação de jovens e adultos. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6808
Data defesa documento: 24-Mai-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Ana Carolina Leite dos Santos.pdf1.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.