Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Cirlei da Aparecida-
dc.date.accessioned2018-04-27T17:06:30Z-
dc.date.available2014-04-26-
dc.date.available2018-04-27T17:06:30Z-
dc.date.issued2014-04-28-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Cirlei da Aparecida. Cyberbulling no espaço escolar: uma interpretação do fenômeno no âmbito da Educação Física. 2014. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/680-
dc.description.abstractThis study aimed to construe the situations of violence among students from 6th to 9th grade of Elementary School in form of bullying and cyberbullying as part of physical education, in order to produce data as guidelines for future educational intervention programs in the area. With this goal, we performed a bibliographic survey that showed conceptual aspects, origin, causes of violence and school violence. We also discussed bullying and cyberbullying variant in the ambience of Physical Education, incidence, causes, manifestations, distinctions, profile of protagonists as well as their consequences. The methodology adopted was the case study, qualitative and quantitative research with a phenomenological perspective, with the universe for a particular school in Mato Grosso, being subject 119 elementary school students, from 6th to 9th grade, whose ages were between 10 through 15 years, physical education teachers and other disciplines, management and technical staff. Survey on SurveyMonkey platform was used as on line research tool, answered by the students. Another survey instrument used was the technique of focus groups with students, teachers and management team, whose model was an interpretive analysis. It was found in the ambience of physical education when classes prioritize competition, it is a facilitator of bullying occurrence, which can be unleashed on cyberbullying, environment, and that in most cases, neither the school nor the teachers are told, so appropriate attitudes are not taken.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2018-04-13T21:43:13Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Cirlei da Aparecida Brandão.pdf: 2368867 bytes, checksum: a4c6e3a4ac3cd1ca4925c460c50b6559 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-04-27T17:06:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Cirlei da Aparecida Brandão.pdf: 2368867 bytes, checksum: a4c6e3a4ac3cd1ca4925c460c50b6559 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-27T17:06:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Cirlei da Aparecida Brandão.pdf: 2368867 bytes, checksum: a4c6e3a4ac3cd1ca4925c460c50b6559 (MD5) Previous issue date: 2014-04-28en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMATpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCyberbulling no espaço escolar : uma interpretação do fenômeno no âmbito da Educação Físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordBullyingpt_BR
dc.subject.keywordcyberbullyingpt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Evando Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561814544149415pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Evando Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561814544149415pt_BR
dc.contributor.referee2Grunennvaldt, José Tarcísio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6408231293460084pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7231988773781784pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo interpretar as situações de violência entre alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental na forma de bullying e cyberbullying no âmbito da Educação Física Escolar, com vistas a produzir dados que possam orientar futuros projetos de intervenção educativa na área. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico que apresentou aspectos conceituais, origem, causas da violência e da violência escolar. Discutiu-se ainda, o bullying e a variante cyberbullying na ambiência da Educação Física escolar, incidência, causas, modos de manifestação, distinções, perfil dos protagonistas, bem como suas consequências. Como metodologia adotou-se o estudo de caso, a pesquisa quali-quanti, numa perspectiva fenomenológica, tendo como universo de pesquisa uma escola particular de Mato Grosso, sendo sujeitos 119 alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, cujas idades estão compreendidas entre 10 a 15 anos; professores de Educação Física e das demais disciplinas; equipe diretiva e equipe técnica. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a aplicação de inquérito online, na plataforma SurveyMonkey, respondido pelos alunos. Outro instrumento de pesquisa adotado foi a técnica de grupos focais com os alunos, professores e equipe diretiva, cuja modelagem foi uma análise interpretativa. Constatou-se que na ambiência da Educação Física, quando as aulas priorizam a competição, torna-se um ambiente facilitador de ocorrência bullying, que pode se desencadear em cyberbullying, e que na maioria dos casos, nem a escola e nem os professores ficam sabendo, portanto não são tomadas medidas adequadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Physical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Bullyingpt_BR
dc.subject.keyword2Cyberbullyingpt_BR
dc.contributor.referee3Bossle, Fabiano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5973186167388983pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Cirlei da Aparecida Brandão.pdf2.31 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.