Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/680
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Cyberbulling no espaço escolar : uma interpretação do fenômeno no âmbito da Educação Física |
Autor(es): | Brandão, Cirlei da Aparecida |
Orientador(a): | Moreira, Evando Carlos |
Membro da Banca: | Moreira, Evando Carlos |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Bossle, Fabiano |
Resumo : | O presente trabalho teve como objetivo interpretar as situações de violência entre alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental na forma de bullying e cyberbullying no âmbito da Educação Física Escolar, com vistas a produzir dados que possam orientar futuros projetos de intervenção educativa na área. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico que apresentou aspectos conceituais, origem, causas da violência e da violência escolar. Discutiu-se ainda, o bullying e a variante cyberbullying na ambiência da Educação Física escolar, incidência, causas, modos de manifestação, distinções, perfil dos protagonistas, bem como suas consequências. Como metodologia adotou-se o estudo de caso, a pesquisa quali-quanti, numa perspectiva fenomenológica, tendo como universo de pesquisa uma escola particular de Mato Grosso, sendo sujeitos 119 alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, cujas idades estão compreendidas entre 10 a 15 anos; professores de Educação Física e das demais disciplinas; equipe diretiva e equipe técnica. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a aplicação de inquérito online, na plataforma SurveyMonkey, respondido pelos alunos. Outro instrumento de pesquisa adotado foi a técnica de grupos focais com os alunos, professores e equipe diretiva, cuja modelagem foi uma análise interpretativa. Constatou-se que na ambiência da Educação Física, quando as aulas priorizam a competição, torna-se um ambiente facilitador de ocorrência bullying, que pode se desencadear em cyberbullying, e que na maioria dos casos, nem a escola e nem os professores ficam sabendo, portanto não são tomadas medidas adequadas. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study aimed to construe the situations of violence among students from 6th to 9th grade of Elementary School in form of bullying and cyberbullying as part of physical education, in order to produce data as guidelines for future educational intervention programs in the area. With this goal, we performed a bibliographic survey that showed conceptual aspects, origin, causes of violence and school violence. We also discussed bullying and cyberbullying variant in the ambience of Physical Education, incidence, causes, manifestations, distinctions, profile of protagonists as well as their consequences. The methodology adopted was the case study, qualitative and quantitative research with a phenomenological perspective, with the universe for a particular school in Mato Grosso, being subject 119 elementary school students, from 6th to 9th grade, whose ages were between 10 through 15 years, physical education teachers and other disciplines, management and technical staff. Survey on SurveyMonkey platform was used as on line research tool, answered by the students. Another survey instrument used was the technique of focus groups with students, teachers and management team, whose model was an interpretive analysis. It was found in the ambience of physical education when classes prioritize competition, it is a facilitator of bullying occurrence, which can be unleashed on cyberbullying, environment, and that in most cases, neither the school nor the teachers are told, so appropriate attitudes are not taken. |
Palavra-chave: | Educação física Bullying cyberbullying |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physical education Bullying Cyberbullying |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Referência: | BRANDÃO, Cirlei da Aparecida. Cyberbulling no espaço escolar: uma interpretação do fenômeno no âmbito da Educação Física. 2014. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/680 |
Data defesa documento: | 28-Abr-2014 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2014_Cirlei da Aparecida Brandão.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.