Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6813
Tipo documento: Dissertação
Título: O uso do desenho/rabisco como objeto transicional no tratamento de pessoas frequentadoras de um Centro de Atenção Psicossocial Modalidade I (CAPS-I)
Autor(es): Nogueira, Larissa Nilza
Orientador(a): Tomaz, Vera Lúcia Blum
Membro da Banca: Tomaz, Vera Lúcia Blum
Membro da Banca: Magalhães, Fernanda Cândido
Membro da Banca: Silva, Lucas Guerra da
Membro da Banca: Lee, Henrique de Oliveira
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo analisar desenhos confeccionados por uma paciente em atendimento psicológico, bem como os diários clínicos registrados por mim, profissional que a acompanhou em seu processo terapêutico. Os atendimentos ocorreram entre março de 2019 e fevereiro de 2021. Nesse período, atuei como Psicóloga Residente no Programa de Pós-Graduação em Área Multiprofissional em Saúde Mental, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado em Vilhena, Rondônia. A pesquisa propõe analisar os desenhos e os diários clínicos no tempo posterior à vivência e confecção deles. A questão problema formulada é: de que forma a utilização de objetos transicionais e o jogo do rabisco, conceitos propostos por Winnicott, nos atendimentos, possibilitam aos pacientes expressarem seus modos de ser, de comunicarem-se e estabelecerem laços? Nessa premissa, os objetivos da pesquisa foram os seguintes: investigar, a partir desse material, as expressões do ser e do sofrer dos pacientes atendidos; discorrer à luz do pensamento winnicottiano os riscos, rabiscos, desenhos como uma estética que dá forma ao sofrimento; discutir o uso dos objetos transicionais e o jogo do rabisco, conceitos propostos por Winnicott, enquanto possibilidade de expressão, estabelecimento de laços e comunicação. O campo de pesquisa, por sua vez, está centrado na relação transferencial estabelecida no encontro da pesquisadora com os desenhos e suas anotações, distanciando-se da relação transferencial instaurada no vínculo terapêutico durante os atendimentos. Ao manejar e analisar o material pesquisado, operei com as ferramentas da psicanálise e, ao propor a investigação no tempo posterior aos encontros, abri espaço para o surgimento de novas possibilidades de interpretações. Nesse sentido, direcionei minha atenção para as afetações e os atravessamentos possíveis de serem pensados e sentidos, a partir da disposição psíquica e do arcabouço teórico. Assim, a intenção foi olhar o material de forma a escutar o que, por vezes, não é escutado. Espera-se, desse modo, a possibilidade de compor junto aos traços, riscos e rabiscos, uma tessitura construtora de novos diálogos e, que contribua com o fazer nesses espaços de encontro.
Resumo em lingua estrangeira: The present work aims to analyze drawings made by a patient receiving psychological care, as well as the clinical diaries recorded by me, the professional who accompanied her in her therapeutic process. The consultations took place between March 2019 and February 2021. During this period, I worked as a Resident Psychologist in the Postgraduate Program in Multidisciplinary Area in Mental Health, at the Psychosocial Care Center (CAPS, acronym in Portuguese), located in the city of Vilhena, Rondônia. The research proposes to analyze the drawings and clinical diaries after the experience and creation of them. The problem question formulated is: in what way does the use of transitional objects and the scribble game, concepts proposed by Winnicott, in care, enable patients to express their ways of being, communicate and establish bonds? On this premise, the objectives of the research were the following: to investigate, based on this material, the expressions of being and suffering of the patients treated; discuss, in the light of Winnicottian thought, scratches, scribbles, drawings as an aesthetic that gives shape to suffering; discuss the use of transitional objects and the scribble game, concepts proposed by Winnicott, as a possibility of expression, establishment of bonds and communication. The research field, in turn, is centered on the transference relationship established when the researcher encounters the drawings and her notes, distancing itself from the transference relationship established in the therapeutic bond during care. When handling and analyzing the researched material, I operated with the tools of psychoanalysis and, by proposing the investigation in the time after the meetings, I opened space for the emergence of new possibilities of interpretation. In this sense, I directed my attention to the possible affects and crossings that could be thought and felt, based on the psychic disposition and the theoretical framework. Thus, the intention was to look at the material in order to listen to what is sometimes not heard. In this way, the possibility of composing, together with the lines, scratches and scribbles, a fabric that builds new dialogues and contributes to the work in these meeting spaces is expected.
Palavra-chave: Winnicott
Objeto transicional
Jogo do rabisco
Centro de Atenção Psicossocial
Rondônia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Winnicott
Transitional object
Scribble game
Psychosocial Care Center
Rondonia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: NOGUEIRA, Larissa Nilza. O uso do desenho/rabisco como objeto transicional no tratamento de pessoas frequentadoras de um Centro de Atenção Psicossocial Modalidade I (CAPS-I). 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6813
Data defesa documento: 6-Jun-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Larissa Nilza Nogueira.pdf3.5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.