Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Camila Fernanda Costa e Cunha Moraes-
dc.date.accessioned2018-04-27T17:07:59Z-
dc.date.available2014-09-25-
dc.date.available2018-04-27T17:07:59Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Camila Fernanda Costa e Cunha Moraes. Criação de indice referencial e redução dos testes fisicos propostos pelo PROESP-BR. 2014. xi, 52 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/681-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to develop a unifying index tests PROESP-BR for school and propose to reduce the number of tests. 420 adolescents were assessed between 15 and 17 representative of the population of public schools in the city of Cuiabá. The tests include general physical fitness, and abdominal test, jump, run 9 minutes, running 20 meters square test of agility and throwing medicine ball. Results and grouped into two factors were standardized; the 'otimo school' was created by the best results observed in each test. The comunalidade each test (r) means the representativeness of the test on the set; students were then sorted into quintiles according to the Euclidean distance 'great school'. The results of commonality for girls and boys in each test were: abdominal strength (0.57, 0.43), throwing medicine ball (0.82, 0.65), horizontal jump (0.72, 0, 67), racing 20 yards (0.69, 0.50), chi-square (0.69, 0.50), race 9 minutes (0.42, 0.73), and; for index: excellent (0.01 to 3.85, 0.01 to 3.50), very good (3.86 to 7.70, 3.51 to 7.00), good (7.71 to 11 55, 7.01 to 10.50), fair (from 11.56 to 15.40, 10.51 to 14.00) and weak (≥ 15.40, ≥ 14.01). The test that best represented the female group was the medicine ball throw and standing long jump for the male group, race 9 minutes. Thus, we observe that three tests would be sufficient for this assessment battery representing the overall performance, and testing can be chosen according to sex. Still, it was possible to create a global index of reviews that lets you view all the six tests in a note performance as well as its distribution within the group and away from the ideal reference.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2018-04-16T22:03:08Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Camila Fernanda Costa e Cunha Moraes Brandão.pdf: 723403 bytes, checksum: c34640769c1f6bfa0634a52f9776652c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-04-27T17:07:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Camila Fernanda Costa e Cunha Moraes Brandão.pdf: 723403 bytes, checksum: c34640769c1f6bfa0634a52f9776652c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-27T17:07:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Camila Fernanda Costa e Cunha Moraes Brandão.pdf: 723403 bytes, checksum: c34640769c1f6bfa0634a52f9776652c (MD5) Previous issue date: 2014-08-18en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCriação de indice referencial e redução dos testes fisicos propostos pelo PROESP-BRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesempenho físicopt_BR
dc.subject.keywordValor de referencia e testes físicospt_BR
dc.contributor.advisor1Fett, Carlos Alexandre-
dc.contributor.advisor-co1Zavala, Arturo Alejandro Zavala-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0725525983034054pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1802404946212461pt_BR
dc.contributor.referee1Fett, Carlos Alexandre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1802404946212461pt_BR
dc.contributor.referee2Sugizaki, Mario Mateus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3239775970199078pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773367650664199pt_BR
dc.description.resumoO propósito deste estudo foi criar um índice unificador dos testes do PROESP-BR para escolares e propor a redução do número dos testes. Foram avaliados 420 adolescentes entre 15 e 17 anos representativos da população das escolas públicas do município de Cuiabá. Os testes englobam a aptidão física geral, sendo: teste abdominal, salto em distância, corrida de 9 minutos, corrida de 20 metros, teste de agilidade do quadrado e arremesso de medicine ball. Foram padronizados os resultados e agrupados em dois fatores; foi criado o ‘escolar otimo’ pelo melhor resultado observado em cada teste. A comunalidade de cada teste (r) significa a representatividade do teste quanto ao conjunto; os alunos foram classificados então em quintis de acordo com a distância euclidiano do ‘escolar ótimo’. Os resultados da comunalidade para meninas e meninos em cada teste, foram respectivamente: resistência abdominal (0,57; 0,43), arremesso de medicine ball (0,82; 0,65), salto horizontal (0,72; 0,67), corrida de 20 metros (0,69; 0,50), teste do quadrado (0,69; 0,50), corrida de 9 minutos (0,42; 0,73), e; para o índice: excelente (0,01 – 3,85; 0,01 – 3,50), muito bom (3,86 – 7,70; 3,51 – 7,00), bom (7,71 – 11,55; 7,01 – 10,50), razoável (11,56 – 15,40; 10,51 – 14,00) e fraco (≥15,40; ≥14,01). O teste que melhor representou o grupo feminino foi o arremesso de medicine ball e salto horizontal, para o grupo masculino a corrida de 9 minutos. Assim, observamos que três testes seriam suficientes para esta bateria de avaliação representando o desempenho global, e os testes podem ser escolhidos de acordo com o sexo. Ainda, foi possível criar um índice global dos avaliados que permite visualizar o desempenho conjunto dos seis testes em uma nota, bem como sua distribuição dentro do grupo e distância do ideal de referencia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Physical performancept_BR
dc.subject.keyword2Reference value and physical testspt_BR
dc.contributor.referee3Drigo, Alexandre Janotta-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1601803897923830pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Camila Fernanda Costa e Cunha Moraes Brandão.pdf706.45 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.