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Tipo documento: Dissertação
Título: Experiência de aprendizagem mediada (EAM) na prática pedagógica de professores que atuam em sala de recursos multifuncionais (SRM)
Autor(es): Martins, Evanize Lemes Matos
Orientador(a): Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Romanelli, Rosely Aparecida
Membro da Banca: Souza, Sebastiana Almeida
Resumo : Tem se percebido que nos últimos anos os estudos sobre educação inclusiva têm avançado no país. Os debates sobre a inclusão escolar e as questões que se referem à participação de pessoas com deficiência no ensino regular, ganham força no país com elaboração decorrente da Constituição Brasileira. Nessa perspectiva, a prática pedagógica do professor no contexto da educação especial na perspectiva da educação inclusiva deve ser pauta de reflexão. Com o intuito de avaliar o potencial de desenvolvimento cognitivo do ser humano, tem sido desenvolvido estudos no Brasil sobre a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) proposta por Reuven Feuerstein. Este estudo investigou a prática pedagógica de professores que atuam nas salas de recursos multifuncional (SRM) a partir da de Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM). Participaram 07 professores, com idade entre 35 e 61 anos, que atuam na sala de recursos multifuncional (SRM) na cidade de Nova Mutum-MT. Os professores responderam um questionário compostos por 4 partes, a saber: 1) caracterização do professor; 2) dificuldades na prática pedagógica; 3) concepção sobre ensino-aprendizagem e mediação; 4) percepção sobre o desenvolvimento. Os dados foram coletados de forma presencial e o projeto foi aprovado pelo CEP-Humanidades da UFMT. Os resultados demonstraram que: teve predominância do sexo feminino: 86%, média de experiência profissional: 16,86 anos, formação: 57% possuem graduação em pedagogia e 100% têm especialização na área educacional. Percepções sobre formação:71% acreditam que a graduação contribuiu para a atuação com alunos do AEE, 57% identificam a necessidade de disciplinas sobre PAEE na formação inicial,100% dos professores participam de formação continuada. Dificuldades na prática pedagógica: dificuldade em compreender as especificidades dos alunos com necessidades especiais, falta de sistematização na rede de ensino, preocupação com a falta de profissionais especializados em educação especial. Evocações sobre termos: “Educação Especial": conotações positivas, como inclusão, empatia e respeito. “Professor": atributos como amor, empatia, criatividade e compreensão. “Mediação": aspectos como diálogo, comprometimento e afetividade. Conhecimento sobre mediação: Maioria (5 de 7) está familiarizada com autores relevantes sobre mediação. Algumas lacunas na formação específica sobre educação inclusiva e mediação. Atitudes para mediação eficaz: Conhecer as habilidades do aluno, estabelecer vínculos afetivos, promover diálogo aberto e colaborativo. Fatores para ucesso e Insucesso: Sucesso: Mediação do professor (50%), recursos didático-pedagógicos (33%), infraestrutura escolar (17%). Insucesso: Desempenho do estudante (43%), recursos didático-pedagógicos (29%), suporte familiar (14%). Percepção sobre desenvolvimento atípico:71,43% afirmaram ter tido formação sobre desenvolvimento atípico. Tiveram compreensões variadas sobre o desenvolvimento atípico, desde atrasos até transtornos específicos. Observa-se que os professores da SRM identificam as fragilidades para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mediada tanto no que se refere à necessidade de uma formação qualificada de modo a conhecer melhor o aluno público-alvo da educação especial (APAEE), assim como os problemas da escola como projeto pedagógico, infraestrutura. Desta forma é crucial investir em programas formativos que capacitem os professores a proporcionarem oportunidades educacionais significativas e adequadas às capacidades de todos os estudantes, assim articulação entre a SRM e a EAM oferece um caminho promissor para promover uma educação inclusiva e de qualidade.
Resumo em lingua estrangeira: In recent years, studies on inclusive education have advanced significantly in Brazil. Discussions about school inclusion and the participation of individuals with disabilities in regular education have gained momentum, driven by the Brazilian Constitution. In this context, the pedagogical practice of teachers in the realm of special education, within the framework of inclusive education, warrants critical reflection. To evaluate the potential for human cognitive development, studies have been conducted in Brazil on the Structural Cognitive Modifiability (SCM) Theory proposed by Reuven Feuerstein. This study investigated the pedagogical practices of teachers working in multifunctional resource rooms (MRR) through the lens of Mediated Learning Experience (MLE). The participants were seven teachers, aged between 35 and 61, working in MRRs in Nova Mutum, Mato Grosso. The teachers completed a questionnaire divided into four sections: 1) teacher characterization; 2) challenges in pedagogical practice; 3) conceptions of teaching-learning and mediation; and 4) perceptions of development. Data were collected in person, and the project was approved by the CEPHumanities at UFMT.The findings revealed the following: the majority of participants were female (86%); the average professional experience was 16.86 years; 57% held a degree in pedagogy, and 100% had a specialization in education. Regarding perceptions of training, 71% believed their undergraduate studies contributed to working with students in Special Educational Services (SES); 57% identified the need for courses on SES during initial teacher training, and all teachers participated in continuous professional development.Challenges in pedagogical practice included difficulties in understanding the specificities of students with special needs, a lack of systematization within the school network, and concerns about the shortage of specialized professionals in special education.Evocations of terms showed positive associations:"Special Education" was linked to inclusion, empathy, and respect."Teacher" was associated with love, empathy, creativity, and understanding."Mediation" emphasized dialogue, commitment, and affectivity.Knowledge of mediation revealed that most participants (5 out of 7) were familiar with key authors on the subject, though gaps in specific training on inclusive education and mediation persisted. Effective mediation strategies highlighted the importance of understanding student abilities, establishing emotional bonds, and promoting open, collaborative dialogue.Factors influencing success and failure in pedagogical practices were identified:Success: teacher mediation (50%), didactic-pedagogical resources (33%), school infrastructure (17%).Failure: student performance (43%), didactic-pedagogical resources (29%), family support (14%).Regarding atypical development, 71.43% reported having received training on the topic, although their understanding varied, ranging from delays to specific disorders. Teachers in MRRs identified weaknesses in implementing mediated pedagogical practices, including the need for qualified training to better understand the target audience of special education and issues related to school infrastructure and pedagogical projects.Investing in training programs to equip teachers with the skills needed to provide meaningful and appropriate educational opportunities for all students is essential. The articulation between MRR and MLE offers a promising pathway for fostering inclusive and high-quality education.
Palavra-chave: Experiência de aprendizagem mediada
Prática pedagógica
Educação especial
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mediated learning experience
Pedagogical practice
Special education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI
Referência: MARTINS, Evanize Lemes Matos. Experiência de aprendizagem mediada (EAM) na prática pedagógica de professores que atuam em sala de recursos multifuncionais (SRM). 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6822
Data defesa documento: 31-Out-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PROFEI - Dissertações de mestrado

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