Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6848
Tipo documento: Dissertação
Título: Percepção da imagem corporal e consumo alimentar de adolescentes : Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE, 2019)
Autor(es): Soares, Camila Rodrigues
Orientador(a): Guimarães, Lenir Vaz
Coorientador: Rodrigues, Paulo Rogério Melo
Membro da Banca: Guimarães, Lenir Vaz
Membro da Banca: Rodrigues, Paulo Rogério Melo
Membro da Banca: Nogueira, Patrícia Simone
Membro da Banca: Yokoo, Edna Massae
Resumo : Introdução: A adolescência é um período de intensas mudanças físicas, comportamentais e psicossociais, além de ser uma fase crucial na construção da autoimagem, o que também impacta o consumo alimentar. Objetivo: Analisar a associação entre a auto percepção da imagem corporal com o consumo alimentar em adolescentes brasileiros. Método: Trata-se de um estudo transversal, realizado com adolescentes de 13 a 17 anos matriculados em escolas públicas e privadas no Brasil, utiliza amostras secundárias da PeNSE 2019. A variável independente é a percepção da imagem corporal, enquanto as variáveis dependentes incluem o consumo alimentar (saudável e não saudável), variáveis demográficas, socioeconômicas e de estilo de vida. A análise estatística será realizada por meio de testes descritivos, qui-quadrado, regressão de Poisson e regressão múltipla de Poisson, utilizando o software Stata/SE, considerando a complexidade do desenho amostral. Resultados: A insatisfação corporal foi mais comum entre meninas (29,1%) e adolescentes de 16 a 17 anos (24,9%). Meninos que consumiam regularmente frutas e verduras/legumes estavam mais satisfeitos com a imagem corporal (78,5% e 79,6%), enquanto as meninas apresentaram maior insatisfação ao não consumir esses alimentos, com prevalências de insatisfação de 29,8% (verduras/legumes), 30,2% (frutas) e 33,1% (feijão), além de estarem mais insatisfeitas quando consumiam regularmente refrigerantes (31,9%) e doces (32,5%). Na análise bivariada, a insatisfação corporal foi associada ao consumo de frutas (p=0,003), feijão (p=0,000), refrigerantes (p=0,001) e doces/guloseimas (p=0,001.A autopercepção de estar magro foi associada ao consumo de frutas, verduras/legumes, feijão, refrigerantes e doces (p=0,001). A percepção de estar gordo foi associada ao consumo de feijão (p=0,000) e verduras/legumes (p=0,002). Conclusão: A insatisfação com a imagem corporal foi associada ao consumo alimentar dos adolescentes de ambos os sexos.
Resumo em lingua estrangeira: Introduction: Adolescence is a period of intense physical, behavioral, and psychosocial changes, and it is also a crucial phase in the development of self-image, which in turn impacts dietary consumption. Objective: To analyze the association between body image self-perception and dietary intake in Brazilian adolescents. Method: This cross-sectional study, conducted with adolescents aged 13 to 17 years enrolled in public and private schools in Brazil, uses secondary samples from PeNSE 2019. The independent variable is body image perception, while the dependent variables include dietary intake (healthy and unhealthy), as well as demographic, socioeconomic, and lifestyle variables. Statistical analysis will be performed through descriptive tests, chi-square, Poisson regression, and multiple Poisson regression, using Stata/SE software, considering the complexity of the sample design. Results: The study assessed 158,799 adolescents, with a higher prevalence of girls (50.9%) and an age range of 13 to 15 years (51.7%). Body dissatisfaction was more common among girls (29.1%) and adolescents aged 16 to 17 years (24.9%). Boys who regularly consumed fruits and vegetables were more satisfied with their body image (78.5% and 79.6%), while girls showed greater dissatisfaction when not consuming these foods, with dissatisfaction prevalences of 29.8% (vegetables), 30.2% (fruits), and 33.1% (beans). They were also more dissatisfied when they regularly consumed soft drinks (31.9%) and sweets (32.5%). In the bivariate analysis, body dissatisfaction was associated with the consumption of fruits (p=0.003), beans (p=0.000), soft drinks (p=0.001), and sweets/snacks (p=0.001). The perception of being thin was associated with the consumption of fruits, vegetables, beans, soft drinks, and sweets (p<0.001). The perception of being overweight was associated with the consumption of beans (p=0.000) and vegetables (p=0.002). Conclusion: Body dissatisfaction was associated with the dietary intake of adolescents of both sexes.
Palavra-chave: Imagem corporal
Consumo alimentar
Adolescentes
Escolares
Hábito alimentar
Palavra-chave em lingua estrangeira: Body image
Dietary intake
Adolescents
Schoolchildren
Eating habits
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Referência: SOARES, Camila Rodrigues. Percepção da imagem corporal e consumo alimentar de adolescentes: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE, 2019). 2024. 76 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6848
Data defesa documento: 16-Dec-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ISC - PPGSC - Dissertações de mestrado

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