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http://ri.ufmt.br/handle/1/6863
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Brincar de ler e escrever na educação infantil : o uso de livros didáticos como asas ou gaiolas? |
Autor(es): | Arruda, Albene Cezar de |
Orientador(a): | Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de |
Membro da Banca: | Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de |
Membro da Banca: | Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Resumo : | A presente pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, vinculada à linha de pesquisa Culturas Escolares e Linguagens, teve como objetivo geral compreender a concepção da leitura e de escritura contida no livro didático “Brincando e Aprendendo” das turmas do Pré II, possibilitando o brincar de ler e escrever na Educação Infantil cuiabana. Apresentamos os seguintes objetivos específicos: Mapear a produção acadêmico-científica sobre a relação da leitura e escritura no livro didático; Descrever o Programa Brincar e Letrar, vinculado ao ProAC; Identificar as bases teórico-metodológicas que organizam as concepções e as práticas pedagógicas oferecidas pelo material estruturado; Analisar a configuração textual do Guia do Professor e do livro didático “Brincando e Aprendendo” (Pré II – 5 anos), levando em consideração a especificidade do público-alvo. Desse modo, a pesquisa está pautada numa abordagem qualitativa, tipo bibliográfica e documental, que foi desenvolvida por meio de localização de materiais, seleção, leituras bibliográficas e documentais ao que remete à leitura e escritura na Educação Infantil e o uso de livro didático, no qual investigamos o Guia do Professor e o livro da criança “Brincando e Aprendendo”, tendo por base Gil (2008), Marconi; Lakatos (2003), Cervo; Bervian; Da Silva (2007), a análise da Configuração Textual ancorada em Mortatti (1999). Servirá de arrimo teórico o trabalho de Vygotsky (1991); Ana Luiza Smolka (2012); Mônica Baptista (2010); Patrícia Corsino (et al., 2016); Suely Amaral Mello (2017); Girotto, Silveira (2013); Girotto, Souza (2016); Bajard (2014) e outros teóricos que pesquisam sobre a infância: Manuel Jacinto Sarmento (2008) e Sônia Kramer (2006) e Tizuko Kishimoto (2008). A instituição de Educação Infantil no Brasil vem sofrendo retrocessos com a imposição de políticas públicas, pressão dos pais e sociedade, em relação à alfabetização das crianças pequenas, em 2021 a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá - MT insere a Educação Infantil no Programa de Alfabetização Cuiabano – ProAC - o Programa Brincar e Letrar, com adoção do material estruturado “Brincando e Aprendendo” para a pré-escola (5 anos). O ProAC anteriormente destinado somente ao Ensino Fundamental, a partir desse contexto envolvendo uma suposta alfabetização das crianças pequenas que nos inquieta e nos apresenta como problema de pesquisa. É possível brincar de ler e escrever a partir do uso do livro didático “Brincando e Aprendendo”, na Educação Infantil cuiabana? Pode ele ser asas para as crianças ou gaiola? Ele dá possibilidades de viver uma infância entre cirandas e brincadeiras, tecidos e retalhos? As conclusões apresentadas pela pesquisa apontam, anunciam e denunciam que o modo como o ensino e a apropriação da leitura e da escritura se efetivam por meio das propostas pedagógicas do livro didático, do material estruturado, de forma mecanizada, reprodutora, que não produzem sentido para a criança, direciona a fins da alfabetização precoce da criança pequena, limitam o seu potencial na sua formação leitora, criadora, autora, ilustradora; cerceiam a expressão por múltiplas linguagens; retiram o tempo do brincar e de viver a plenitude da infância. Consideramos fundamental o aprofundamento de estudos sobre o livro didático, o material estruturado e suas contribuições ao processo da leitura e de escritura numa perspectiva discursiva-dialógica no labor pedagógico no sentido de fomentar reflexões às instituições que trabalham com a infância. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present master's research developed in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso, Cuiabá campus, linked to the School Cultures and Languages research line, had the general objective of understanding the conception of reading and writing contained in the textbook Playing and Learning in Pre II classes, and makes it possible to play reading and writing in Cuiabana Early Childhood Education. We present the following specific objectives: Map academic-scientific production on the relationship between reading and writing in textbooks; Describe the Brincar e Letrar Program, linked to ProAC; Identify the theoreticalmethodological bases that organize the conceptions and pedagogical practices offered by the structured material; Analyze the textual configuration of the Teacher's Guide and the textbook Playing and Learning (Pre II – 5 years), taking into account the specificity of the target audience. In this way, the research is based on a qualitative approach, bibliographic and documentary type, which was developed through the location of materials, selection, bibliographic and documentary readings that refer to reading and writing in Early Childhood Education and the use of textbooks, which we investigated the Teacher's Guide and the children's book Playing and Learning, based on Gil (2008), Marconi; Lakatos (2003), Cervo; Bervian; Da Silva (2007), the analysis of Textual Configuration anchored in Mortatti (1999). The work of Vygotsky (1991) will serve as theoretical support; Ana Luiza Smolka (2012); Mônica Baptista (2010); Patrícia Corsino (et al., 2016); Suely Amaral Mello (2017); Girotto, Silveira (2013); Girotto, Souza (2016); Bajard (2014) and other theorists who research childhood, Manuel Jacinto Sarmento (2008) and Sônia Kramer (2006) and playing Tizuko Kishimoto (2008). The institution of Early Childhood Education in Brazil has been suffering setbacks with the imposition of public policies, pressure from parents and society, in relation to the literacy of young children, in 2021 the Municipal Department of Education of Cuiabá - MT inserts Early Childhood Education into the Literacy Program Cuiabano – ProAC - the Play and Letter Program, with the adoption of the structured Playing and Learning material for preschool (5 years old). ProAC was previously intended only for Elementary Education, from this context involving a supposed literacy of young children that worries us and presents us as a research problem, it is possible to play reading and writing using the textbook Playing and Learning, in Education Baby cuiabana? Can it be wings for children or cage? Does it give you the possibility of living a childhood among jokes and games, fabrics and scraps? The conclusions presented by the research point out, announce and denounce that the way in which teaching and the appropriation of reading and writing are carried out through the pedagogical proposals of the textbook, structured material, in a mechanized, reproductive way, which does not produce meaning for the child, directs young children towards early literacy, limits their potential in their formation as a reader, creator, author, illustrator, restricts expression through multiple languages, takes away time from playing and living the fullness of childhood. We consider it essential to deepen studies on textbooks, structured material and their contributions to the reading and writing process from a discursive-dialogical perspective in pedagogical work in order to encourage reflections in institutions that work with children. |
Palavra-chave: | Educação infantil Leitura e escritura na perspectiva discursiva-dialógica Brincar Livro didático Material estruturado |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Child education Reading and writing from a discursive-dialogical perspective To play Textbook Structured material |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | ARRUDA, Albene Cezar de. Brincar de ler e escrever na educação infantil: o uso de livros didáticos como asas ou gaiolas?. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6863 |
Data defesa documento: | 15-Dez-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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