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Tipo documento: Tese
Título: A Universidade Federal de Mato Grosso e suas influências nas práticas educativas ginásticas em Cuiabá, MT (1976-2016)
Autor(es): Fontes, Tania Aparecida de Oliveira
Orientador(a): Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Ishibashi, Eliana de Toledo
Membro da Banca: Schiavon, Laurita Marconi
Membro da Banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Silva, Marijâne Silveira da
Resumo : Os estudos sobre os temas gímnicos, em suas inúmeras variações, têm ascendido nacionalmente nos últimos anos, evidenciado no aumento de produções científicas, na maior inserção na mídia e na ampliação de eventos culturais e científicos. Contudo, por meio da experiência empírica constatou-se que algumas das vertentes gímnicas foram por muito tempo, invisibilizadas no território mato-grossense. Dessa forma, esta pesquisa inserida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Linha de pesquisa: Culturas Escolares e Linguagens, vinculada ao GEEFE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas) FEF/UFMT, justificou-se no interesse de produzir conhecimentos acerca do tema gímnico no campo acadêmico, promovendo registros históricos relativos à Ginástica no interior brasileiro. Tem-se como objetivo geral investigar como a Universidade Federal de Mato Grosso e os desenvolvedores da Ginástica a ela vinculados, colaboraram para a inserção, desenvolvimento e difusão da ginástica em Cuiabá, MT, no período compreendido entre os anos de1976 e 2016. Especificamente, objetivou-se: reconhecer rastros da prática da Ginástica em Cuiabá, tendo por ponto de partida a UFMT; registrar ações formativas, desportivas, eventos demonstrativos, alguns de seus atores sociais, dentre outras iniciativas, vinculadas as práticas gímnicas na UFMT; narrar os caminhos percorridos, obstáculos e conquistas experimentadas, preenchendo algumas das lacunas históricas sobre esta prática corporal na capital do Estado; reconhecer ecos gerados pelas ações que contemplaram a Ginástica produzidas a partir da UFMT nas gerações futuras. A investigação se caracteriza como qualitativa e, para tanto, adotamos o subsídio teórico-metodológico da história cultural, amparados em técnicas da pesquisa documental, história oral e da análise temática para oportunizar a elaboração de um “inventário” narrativo sobre a prática da Ginástica na região central do país. As fontes primárias de consulta foram os documentos disponíveis no Centro de Memória da Educação Física e Esporte de Mato Grosso (CEMEFE), acervos pessoais de entrevistados, além de entrevistas com (ex)atletas, (ex)professores, (ex)técnicos, que atuaram com Ginástica na região. Por meio dos pressupostos da História Cultural apresentada em Pesavento (2013): narrativa, representação, imaginário, ficção e sensibilidade, narrou-se a inserção e o desenvolvimento das Ginásticas Artística, de Trampolim e Rítmica a partir da UFMT. A pesquisa foi estruturada a partir do referencial teórico produzido, da coleta de dados em fontes documentais, imagéticas, entre inúmeras outras fontes de informação. Dentre as Ginásticas reconhecidas pelos órgãos oficiais (FIG e CBG), expostas nesta tese, a Ginástica Artística destacou-se pelo volume de informações encontrado ao longo das quatro décadas. A GA esteve presente em variados Projetos de Extensão e práticas educativas diversas, na UFMT, que contemplaram a comunidade interna e externa. Do mesmo modo, a GA foi mencionada frequentemente nas narrativas dos entrevistados. A Ginástica de Trampolim apresentou um período intenso de prática na década de 1990, sendo realizada principalmente na Escola de GA da UFMT e no COT Gislaine Palaro, contudo praticamente desapareceu do cenário esportivo cuiabano nas décadas seguintes. A tese expôs igualmente, indícios de que a Ginástica Rítmica se apresentou, quase que exclusivamente, em atividades voltadas para a formação inicial (graduação), na capital Cuiabá, contudo produziu frutos em Sinop, ao norte do Estado. Acredita-se que tais ações realizadas no passado, ecoaram na criação da Federação Estadual de Ginástica (FMTG) e inclusão da GA e GR nos Jogos Escolares do estado. O presente estudo lança luz sobre os itinerários gímnicos na capital mato-grossense, oferecendo visibilidade a fatos, atores sociais, promovendo o registro de elementos que compuseram parte significativa de sua trajetória histórica, oportunizando novos estudos sobre o tema.
Resumo em lingua estrangeira: Studies on gymnastic themes, in their numerous variations, have increased nationally in recent years, as evidenced by the increase in scientific productions, greater media coverage and the expansion of cultural and scientific events. However, through empirical experience it has been found that some of the gymnastic aspects were, for a long time, invisible in the territory of Mato Grosso. Thus, this research, included in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso, Research Line: School Cultures and Languages, linked to GEEFE (Study and Research Group in School Physical Education and Pedagogical Practices) FEF/UFMT, was justified by the interest in producing knowledge about the gymnastic theme in the academic field, promoting historical records related to Gymnastics in the Brazilian countryside. The general objective is to investigate how the Federal University of Mato Grosso and the Gymnastics developers linked to it collaborated for the insertion, development and diffusion of gymnastics in Cuiabá, MT, in the period between 1976 and 2016. Specifically, the objective was to: recognize traces of the practice of Gymnastics in Cuiabá, starting from UFMT; record training, sports, demonstration events, some of its social actors, among other initiatives, linked to gymnastic practices at UFMT; narrate the paths taken, obstacles and achievements experienced, filling some of the historical gaps about this body practice in the state capital; recognize echoes generated by the actions that contemplated Gymnastics produced from UFMT in future generations. The research is characterized as qualitative and, to this end, we adopted the theoretical-methodological support of cultural history, supported by techniques of documentary research, oral history and thematic analysis to provide the opportunity to prepare a narrative “inventory” on the practice of Gymnastics in the central region of the country. The primary sources of consultation were the documents available at the Physical Education and Sports Memory Center of Mato Grosso (CEMEFE), personal archives of interviewees, as well as interviews with (former) athletes, (former) teachers and (former) coaches who worked with Gymnastics in the region. Through the assumptions of Cultural History presented in Pesavento (2013): narrative, representation, imaginary, fiction and sensitivity, the insertion and development of Artistic, Trampoline and Rhythmic Gymnastics from UFMT were narrated. The research was structured based on the theoretical framework produced, the collection of data from documentary and image sources, among numerous other sources of information. Among the Gymnastics recognized by official bodies (FIG and CBG), exposed in this thesis, Artistic Gymnastics stood out due to the volume of information found over the four decades. GA was present in various Extension Projects and educational practices at UFMT, which included the internal and external community. Likewise, GA was frequently mentioned in the narratives of the interviewees. Trampoline Gymnastics had an intense period of practice in the 1990s, being carried out mainly at the GA School of UFMT and at the COT Gislaine Palaro, however it practically disappeared from the sports scene in Cuiabá in the following decades. The thesis also exposed evidence that Rhythmic Gymnastics was presented almost exclusively in activities aimed at initial training (undergraduate) in the capital Cuiabá, however it produced fruits in Sinop, in the north of the state. This study sheds light on the gymnastics itineraries in the capital of Mato Grosso, offering visibility to facts and social actors, promoting the recording of elements that made up a significant part of its historical trajectory, enabling new studies on the subject.
Palavra-chave: Ginástica
Ginásticas
Ginástica em Mato Grosso
História e memória da educação física
Palavra-chave em lingua estrangeira: Gymnastics
Gymnastics
Gymnastics in Mato Grosso
History and memory of physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: FONTES, Tania Aparecida de Oliveira. A Universidade Federal de Mato Grosso e suas influências nas práticas educativas ginásticas em Cuiabá, MT (1976-2016). 2024. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6864
Data defesa documento: 12-Ago-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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