Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6865
Tipo documento: Dissertação
Título: Políticas de ação afirmativa na pós-graduação : fatores interferentes e estratégias para a permanência de mulheres negras cotistas e mães na UFMT
Autor(es): Santos, Josiane Rodrigues dos
Orientador(a): Cordeiro, Ana Luisa Alves
Membro da Banca: Cordeiro, Ana Luisa Alves
Membro da Banca: Borges, Ana Carolina da Silva
Membro da Banca: Costa, Candida Soares da
Membro da Banca: Lacerda, Lélica Elis Pereira de
Resumo : No contexto de democratização do acesso à educação superior, da Portaria Normativa n. 13, de 11 de maio de 2016, que induz ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu no Brasil e da Resolução do CONSEPE-UFMT n. 197, de 13 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a política de ações afirmativas para pessoas negras (pretas e pardas), quilombolas, indígenas, com deficiência e trans (transexuais, transgêneros e travestis), na pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Mato Grosso, problematizamos: quais são os fatores interferentes e as estratégias acionadas na permanência de mulheres negras, cotistas e mães na pós-graduação stricto sensu da UFMT? O objetivo geral consiste em analisar os fatores interferentes e as estratégias acionadas na permanência de mulheres negras cotistas e mães na pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os objetivos específicos são: a) Historicizar a política de ação afirmativa na pós-graduação stricto sensu da UFMT; b) Mapear os fatores interferentes na permanência de mulheres negras cotistas e mães na pós-graduação stricto sensu da UFMT; c) Compreender as estratégias de resistências de mulheres negras cotistas e mães, na pós-graduação stricto sensu da UFMT, para conciliar maternidade, formação acadêmica e demais atividades; d) Refletir sobre as interseccionalidades de ‘ser’ mulher negra, no sentido de desconstruir os estereótipos que assolam o imaginário sócio-histórico-cultural de e sobre a mulher negra na sociedade brasileira. O aporte teórico utiliza-se de referenciais do campo da Educação das Relações Étnico-raciais e dos Feminismos Negros. Utilizamos uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, documental e exploratório, sendo que para a construção de dados recorremos ao levantamento bibliográfico e documental, bem como à aplicação de entrevistas semiestruturadas, com o uso da técnica de construção de dados “Bola de Neve” e análise de conteúdo. Os resultados ressaltam a relevância das políticas de ações afirmativas para mulheres negras, cotistas e mães na pós-graduação stricto sensu da UFMT, evidenciando desafios de ordem socioeconômica, pedagógica e cultural. Esses achados ressoam na intersecção entre raça, gênero e classe, sublinhando a urgência de considerar esses elementos estruturais para uma compreensão abrangente das trajetórias acadêmicas dessas mulheres.
Resumo em lingua estrangeira: In the context of democratizing access to higher education, based on Normative Ordinance No. 13, of May 11, 2016, which promotes affirmative actions in stricto sensu postgraduate programs in Brazil, and Resolution CONSEPE-UFMT No. 197, of December 13, 2021, which establishes the affirmative action policy for Black (Black and mixed-race), Quilombola, Indigenous, disabled, and trans (transsexual, transgender, and transvestite) individuals in stricto sensu postgraduate programs at the Federal University of Mato Grosso, we raise the following issues: what are the interfering factors and strategies activated in the retention of Black women, quota recipients, and mothers in stricto sensu postgraduate programs at UFMT? The general objective is to analyze the interfering factors and strategies activated in the retention of Black women, quota recipients, and mothers in stricto sensu postgraduate programs at the Federal University of Mato Grosso (UFMT). The specific objectives are: a) To historicize the affirmative action policy in stricto sensu postgraduate programs at UFMT; b) To map the interfering factors in the retention of Black women, quota recipients, and mothers in stricto sensu postgraduate programs at UFMT; c) To understand the resistance strategies of Black women, quota recipients, and mothers in stricto sensu postgraduate programs at UFMT, in balancing motherhood, academic training, and other activities; d) To reflect on the intersections of being a Black woman, aiming to deconstruct the stereotypes that plague the socio-historical-cultural imaginary of and about Black women in Brazilian society. The theoretical framework draws on references from the field of Education of Ethnic-Racial Relations and Black Feminisms. We employ a qualitative approach, utilizing bibliographic, documentary, and exploratory methods. For data collection, we rely on bibliographic and documentary research, as well as the application of semi-structured interviews, using the "Snowball" data construction technique and content analysis. The results highlight the relevance of affirmative action policies for Black women, quota recipients, and mothers in stricto sensu postgraduate programs at UFMT, revealing challenges of socioeconomic, pedagogical, and cultural nature. These findings resonate in the intersection of race, gender, and class, emphasizing the urgency of considering these structural elements for a comprehensive understanding of the academic trajectories of these women.
Palavra-chave: Políticas de ações afirmativas
Pós-graduação
Permanência
Interseccionalidades
Mulher negra
Palavra-chave em lingua estrangeira: Affirmative action policies
Postgraduate studies
Retention
Intersections
Black women
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SANTOS, Josiane Rodrigues dos. Políticas de ação afirmativa na pós-graduação: fatores interferentes e estratégias para a permanência de mulheres negras cotistas e mães na UFMT. 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6865
Data defesa documento: 13-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Josiane Rodrigues dos Santos.pdf1.62 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.