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http://ri.ufmt.br/handle/1/6866
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Compreensões sobre as práticas avaliativas de professores nos anos iniciais do ensino fundamental : a Prova Cuiabá em foco |
Autor(es): | Oliveira, Jucileia Nascimento de |
Orientador(a): | Silva, Danilo Garcia da |
Membro da Banca: | Silva, Danilo Garcia da |
Membro da Banca: | Victoria Rodríguez, Margarita |
Membro da Banca: | Santos, Geniana dos |
Membro da Banca: | Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de |
Resumo : | Esta pesquisa tem o objetivo de compreender a relação existente entre a prática avaliativa realizada pelo professor e a aplicação da Prova Cuiabá. Desta forma, a problemática levantada foi: Qual é a compreensão do professor sobre sua prática avaliativa, realizada em sala de aula, em tempos de aplicação da Prova Cuiabá? Para o método de trabalho, optamos pela abordagem qualitativa, e a pesquisa foi estruturada em três momentos. O primeiro, para composição de corpus teórico sobre a temática em questão, de cunho bibliográfico com aplicação das técnicas da Revisão Sistemática. Buscamos, também, nos aproximarmos, por meio de aporte teórico, do conceito de avaliação da aprendizagem e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem, os quais embasam a pesquisa. O segundo, em que, para compreensão dos documentos que guiam o ensino público municipal de Cuiabá, realizamos pesquisa de cunho documental a partir da Política Educacional Escola Sarã e Escola Cuiabana, contratos firmados entre a Secretaria de Educação e empresas privadas, orientativos e ofícios destinados às unidades educacionais, portarias e leis municipais, e Plano Municipal de Educação. O terceiro, em relação aos objetivos, decidimos pelo caráter exploratório descritivo com utilização dos instrumentos questionário e entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, empregamos as técnicas da análise do conteúdo por meio de categorias de análise. Os participantes são professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública municipal de Cuiabá. Os resultados mostram consideráveis mudanças na concepção de avaliação nos documentos que guiam o ensino do mencionado município. É possível afirmar que a Prova Cuiabá como parte integrante do Projeto Avaliar, juntamente com a concretização da Avaliação Institucional e Índice de Desenvolvimento da Educação de Cuiabá e sua implementação e, consequente aplicação, tem como essência o aumento dos resultados, especialmente do IDEB. Concluímos que, em tempos de aplicação da Prova Cuiabá, a avaliação realizada pelo professor em sala de aula fica em segundo plano, uma vez que os resultados oriundos da mencionada avaliação externa ganham mais destaque e não se relacionam à prática docente, evidenciando, portanto, desprofissionalização do professor, práticas calcadas na meritocracia, bem como padronização do trabalho docente e dos saberes dos alunos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aims to grasp the relationship between the evaluation practice carried out by the teacher and the application of the Cuiabá Test. This way, the problem raised was: What is the teachers' view of their evaluation practice, carried out in the classroom, during the Cuiabá Test? For the work method, we opted for a qualitative approach, which was structured in two moments. The first, to compose a theoretical corpus on the topic in question, was bibliographic in nature with the application of Systematic Review techniques. We also seek to get closer to the concepts that underlie the research throughout theoretical support. And to understand the documents that guide teaching in Cuiabá, we carried out documentary research. The second, in relation to the objectives, we decided on an exploratory and descriptive nature using questionnaire and semi-structured interview instruments. To analyze the data, we applied content analysis techniques through analysis categories. The participating subjects are nine pedagogical teachers working from the 1st to the 5th year of Elementary School at two schools from the municipal public schools of Cuiabá city. The results elucidate significant changes in the conception of evaluation in the documents that guide teaching in the aforementioned municipality. It is possible to state that the Cuiabá Test is an integral part of the Projeto Avaliar, together with the implementation of the Institutional Assessment and Education Development Index of Cuiabá. We came to the conclusion that in times of application of the Cuiabá Test, the evaluation carried out by the teacher in the classroom blows off, since the results arising from the aforementioned external evaluation gain more prominence and, apparently, are not related to the evaluation which the teacher systematizes during the two-month period, therefore measuring student performance through a single dimension, as well as regulating teaching work in light of control mechanisms. |
Palavra-chave: | Prática avaliativa Compreensão do professor Prova Cuiabá |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Evaluation practice Teacher’s view Prova Cuiabá Test |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | OLIVEIRA, Jucileia Nascimento de Oliveira. Compreensões sobre as práticas avaliativas de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a Prova Cuiabá em foco. 2024. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6866 |
Data defesa documento: | 28-Fev-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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