Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Poliana Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-05-07T18:42:32Z-
dc.date.available2025-03-24-
dc.date.available2025-05-07T18:42:32Z-
dc.date.issued2025-03-06-
dc.identifier.citationGOMES, Poliana Rodrigues. Formação emancipatória de professores sobre o uso da linguagem na educação básica: um estudo crítico-discursivo. 2025. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6909-
dc.description.abstractIn the municipality of Britânia, in the interior of Goiás, which borders the state of Mato Grosso, we observed the need for teacher training on issues based on language as a form of social emancipation, since courses of this nature are rarely taught in this city. Thus, our research work aims to analyze, in light of studies on Emancipatory Teacher Training and Critical Discourse Analysis, statements by teachers who work in basic education in the municipal network of Britânia. Our research is qualitative in nature and the data were collected in a continuing education course, which sought to provide support so that the teaching staff of this education network could have access to reflections on texts produced by theorists whose work is based on critical theory. In this sense, we seek to provide opportunities for the expansion of their academic, intellectual and professional knowledge, so that they can highlight the possibilities of carrying out work based on the principles of democracy, human emancipation and transformation in their lives and in the lives of students. The methodology used was questionnaires at the beginning and end of the course. Participant observation was used during the course. The authors who were the main authors of this study are Fairclough (2003), Curado Silva (2008) and Contreras (2012). It is hoped that this research will contribute to studies on teacher training in the area of language, especially with regard to teaching in rural cities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-03-31T21:17:05Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Poliana Rodrigues Gomes.pdf: 2548749 bytes, checksum: 8b255226d7b09511d7019066b0a21a06 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-07T18:42:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Poliana Rodrigues Gomes.pdf: 2548749 bytes, checksum: 8b255226d7b09511d7019066b0a21a06 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-07T18:42:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Poliana Rodrigues Gomes.pdf: 2548749 bytes, checksum: 8b255226d7b09511d7019066b0a21a06 (MD5) Previous issue date: 2025-03-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação emancipatória de professores sobre o uso da linguagem na educação básica : um estudo crítico-discursivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.contributor.advisor1Beltrão, Márcio Evaristo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4946711879533148pt_BR
dc.contributor.referee1Beltrão, Marcio Evaristo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4946711879533148pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Antonio Henrique Coutelo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8010588396875226pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6366753051809478pt_BR
dc.description.resumoNo município de Britânia, interior de Goiás, que faz divisa com o estado de Mato Grosso, observamos a necessidade de formação docente sobre questões pautadas na linguagem como forma de emancipação social, visto que cursos dessa natureza raramente são ministrados nessa cidade. Desse modo, nosso trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar, à luz dos estudos sobre Formação Emancipatória de Professores e Análise Crítica do Discurso, enunciados dos professores que atuam na educação básica da rede municipal de Britânia. Nossa pesquisa é de cunho qualitativo e os dados foram coletados em um curso de formação continuada, que buscou proporcionar subsídios para que o corpo docente dessa rede de ensino tivesse acesso a reflexões acerca de textos produzidos por teóricos que têm seu trabalho alicerçado no bojo teórico-crítico. Nesse sentido, procuramos oportunizar a ampliação de seu conhecimento acadêmico, intelectual e profissional, de maneira que tenham destacadas as possibilidades de realizar um trabalho alicerçado nos princípios da democracia, emancipação humana e transformação em suas vidas e na vida dos estudantes. Como metodologia, foram aplicados questionários no início e no fim do curso. Por sua vez, durante o curso, foi utilizada a técnica de observação participante. Os autores basilares para este trabalho são Fairclough (2003), Curado Silva (2008) e Contreras (2012). Espera-se que esta pesquisa contribua para os estudos sobre formação de professores da área da linguagem, especialmente no que tange à atuação docente em cidades interioranas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Teacher trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Critical discourse analysispt_BR
dc.subject.keyword2Basic educationpt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Analice de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7064862506013574pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Poliana Rodrigues Gomes.pdf2.49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.