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http://ri.ufmt.br/handle/1/6911
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Desafios dos processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal de práticas pedagógicas em ambiente virtual |
Autor(es): | Pinotti, Sandra Sizuka Matsubara |
Orientador(a): | Jesus, Dánie Marcelo de |
Membro da Banca: | Jesus, Dánie Marcelo de |
Membro da Banca: | Papa, Solange Maria de Barros Ibarra |
Membro da Banca: | Mello, Dilma Maria de |
Resumo : | Este trabalho teve como objetivo analisar os processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal (FULLAN, 1996,1999) no discurso de duas professoras de língua inglesa em um contexto de aprendizagem a distância. O fundamento teórico foi ancorado nos estudos de Vygotsky (1937/1987), Fullan (1996,1999) e também de Garrison & Anderson (2001,2003) sobre o conceito de presença social e de ensino. As questões que nortearam a pesquisa foram as seguintes: De que forma os enunciados dos sujeitos da pesquisa podem evidenciar processos de reculturação, reestruturação e/ou reorganização temporal de práticas pedagógicas? Como os processos de reculturação, reestruturação e/ou reorganização temporal podem alterar a percepção das professoras sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas em ambiente digital? A metodologia de pesquisa teve uma abordagem interpretativa com análise das mensagens de e-mails, fórum de discussão e entrevistas com as docentes pesquisadas. Os resultados sugerem algumas evidências linguísticas que podem sinalizar possíveis processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal nos enunciados das professoras. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study aimed at analyzing reculturing, restructuring and retiming processes (Fullan, 1993, 1996) in two English language teachers´ discourse at distance education context. The main theoretical underpinning for the research was provided by the studies of Vygotsky (1937/1987), Fullan (1993, 1996) and also Garrison & Anderson (2001, 2003) about the concept of social and teaching presence. The research questions are the following: How can teachers’ discourse show some evidences of reculturing, restructuring and retiming processes in educational practices? How can the reculturing, restructuring and retiming processes change teachers’ perception about teaching and learning at digital environment? The research methodology was based on interpretative approach with the analyses of the email messages, discussion forum and interviews with the participants. The results suggest some linguistic evidences that may indicate possible reculturing, restructuring and retiming processes in the teachers’ messages. |
Palavra-chave: | Reculturação Reestruturação e reorganização temporal Práticas pedagógicas Contexto digital |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Reculturing Restructuring and retiming Educational practices Digital context |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | PINOTTI, Sandra Sizuka Matsubara. Desafios dos processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal de práticas pedagógicas em ambiente virtual. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6911 |
Data defesa documento: | 27-Oct-2010 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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