Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6927
Tipo documento: Dissertação
Título: Percepções de professores da educação infantil sobre o ensino de ciências da natureza : um estudo em escolas municipais de Sinop - Mato Grosso
Autor(es): Aguiar, Rúbia Beatriz Renner de
Orientador(a): Battirola, Leandro Dênis
Coorientador: Silva, Larissa Cavalheiro da
Membro da Banca: Battirola, Leandro Dênis
Membro da Banca: Sambrano, Taciana Mirna
Membro da Banca: Trugillo, Edneuza Alves
Membro da Banca: Rosinke, Patrícia
Membro da Banca: Silva, Larissa Cavalheiro da
Resumo : A Educação Infantil é o pilar do desenvolvimento de inúmeras habilidades e competências, não só cognitivas, mas também de vivências e experiências fundamentais para se compreender o mundo em que vivemos. Assim, compreende-se que o Ensino de Ciências da Natureza promova o descobrimento de inúmeras experiências que desperte a curiosidade de conhecer os fenômenos e promova a Alfabetização Científica. Considerando a formação inicial e contínua de professores, este estudo tem engajamento teórico que defende práticas com Ensino de Ciências da Natureza, em uma perspectiva de conhecimento crítico para as crianças, para que possam ter seus direitos garantidos e evidenciados, a partir de ações que utilizem o Ensino de Ciências e a Natureza. Nesta pesquisa avaliamos as percepções dos professores sobre o Ensino de Ciências na Educação Infantil, bem como a relação dos elementos da natureza em suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, realizada com professores que atuam na Educação Infantil em três escola municipais de Sinop-MT. Para coleta de dados foi elaborado um protocolo com base na escala Likert. O questionário composto por quarenta e nove afirmativas divididas em seis áreas: 1) perfil socioeconômico; 2) à percepção geral do professor em relação a ciência e o ensino de ciências; 3) o Ensino da Ciência e a natureza na educação infantil; 4) o Ensino de Ciências, formação e orientações; 5) entendimento dos espaços com a natureza; 6) compreensão sobre os elementos e recursos da natureza. Os resultados indicam que os professores da Educação Infantil possuem conhecimentos prévios sobre o Ensino de Ciências, reconhecem a importância de a criança aprender com a natureza em diferentes espaços. Entretanto, percebe-se que há carência em incentivos públicos que possam acreditar e contribuir com este olhar para as crianças e suas aprendizagens, evidenciando-se, ainda mais, o distanciamento do mundo natural. Deste modo, a partir dos resultados obtidos foi elaborado um Guia com atividades investigativas e brincantes envolvendo o Ensino de Ciências da Natureza e os quatro elementos água, terra, ar e fogo para subsidiar e inspirar os professores a desenvolverem suas práticas com o Ensino de Ciências e a natureza. Portanto, esta pesquisa tem a finalidade, também, de fomentar as discussões sobre processo de ensino e aprendizagem com Ensino de Ciências, reconhecer a importância de práticas que respeitem o mundo natural, respeite a criança e seus direitos de viver em um mundo equilibrado.
Resumo em lingua estrangeira: Early Childhood Education is the foundation for the development of numerous skills and competencies, not only cognitive but also experiential, which are fundamental for understanding the world we live in. In this context, it is understood that the teaching of Natural Sciences promotes the discovery of diverse experiences that stimulate curiosity about natural phenomena and foster Scientific Literacy. Considering the initial and continuous training of teachers, this study presents a theoretical engagement that advocates for practices involving the teaching of Natural Sciences from a perspective of critical knowledge, ensuring that children have their rights guaranteed and highlighted through actions that integrate Science Education and Nature. This research evaluates teachers' perceptions of Science Education in Early Childhood Education, as well as the relationship between natural elements and their pedagogical practices. This is a quantitative study conducted with teachers working in Early Childhood Education in three municipal schools in Sinop, Mato Grosso. Data collection was based on a protocol designed using the Likert scale. The questionnaire, consisting of 49 statements, was divided into six areas: Socioeconomic profile; Teachers' general perception of science and science teaching; The teaching of science and nature in Early Childhood Education; Science teaching, training, and guidance; Understanding of spaces connected to nature; Comprehension of elements and resources from nature. The results indicate that Early Childhood Education teachers have prior knowledge about Science Education and recognize the importance of children learning through nature in diverse environments. However, it is observed that there is a lack of public incentives that could support and enhance this perspective, further highlighting the growing disconnect from the natural world. Based on the results obtained, a guide was developed featuring investigative and playful activities involving the teaching of Natural Sciences and the four elements—water, earth, air, and fire-to support and inspire teachers in implementing Science Education practices connected to nature. Therefore, this research also aims to foster discussions on teaching and learning processes in Science Education, emphasizing the importance of practices that respect the natural world and uphold children's rights to live in a balanced environment.
Palavra-chave: Crianças
Elementos da natureza
Escola
Formação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Children
Elements of nature
School
Training
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM
Referência: AGUIAR, Rúbia Beatriz Renner de. Percepções de professores da educação infantil sobre o ensino de ciências da natureza: um estudo em escolas municipais de Sinop - Mato Grosso. 2024. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6927
Data defesa documento: 18-Dez-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

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