Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOrnellas, Hélio Coelho de-
dc.date.accessioned2025-05-14T20:26:02Z-
dc.date.available2025-04-14-
dc.date.available2025-05-14T20:26:02Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.citationORNELLAS, Hélio Coelho de. Jogo de tabuleiro "espaço da pesquisa": uma ferramenta auxiliar de ensino introduzida em uma sequência didática proposta para o ensino de eletricidade básica. 2025. 133 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6940-
dc.description.abstractThis study describes research conducted in two first-year classes of the integrated technical high school programs in Automação Industrial e Eletromecânica, in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, Campus Avançado Sinop, during the first two school terms of 2024, in the subjects of Eletricidade and Eletricidade Básica. In the research, a didactic sequence on the analysis of electrical circuits was applied, based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and the critical approach of Marco Antonio Moreira. As an educational product, a board game entitled “Espaço da Pesquisa” was developed with the objective of promoting inquiry-based learning and encouraging students to solve problems independently. The game cards contain content, formulas, and problem data, which are gradually unveiled as students progress through the game. “Espaço da Pesquisa” was designed to be played in teams in the classroom environment, favoring social interaction and collaborative learning. The observed results indicate that the tool was well received, favoring the development of interpersonal relationships among teams members and strengthening the capacity to solve problems. The educational product, inserted in the didactic sequence, demonstrated potential as a facilitator for meaningful learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-04-17T22:25:05Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Hélio Coelho de Ornellas.pdf: 2445717 bytes, checksum: 442d401269e5e4b35bbe2adc31faa690 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-14T20:26:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Hélio Coelho de Ornellas.pdf: 2445717 bytes, checksum: 442d401269e5e4b35bbe2adc31faa690 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-14T20:26:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Hélio Coelho de Ornellas.pdf: 2445717 bytes, checksum: 442d401269e5e4b35bbe2adc31faa690 (MD5) Previous issue date: 2025-02-20en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleJogo de tabuleiro "espaço da pesquisa" : uma ferramenta auxiliar de ensino introduzida em uma sequência didática proposta para o ensino de eletricidade básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordJogo de tabuleiropt_BR
dc.subject.keywordEletricidade básicapt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.contributor.advisor1Maionchi, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561236303105430pt_BR
dc.contributor.referee1Maionchi, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561236303105430pt_BR
dc.contributor.referee2Paulo, Iramaia Jorge Cabral de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1592078125978934pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve uma pesquisa realizada em duas turmas de primeiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Automação Industrial e Eletromecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, Campus Avançado Sinop, durante os dois primeiros bimestres de 2024, nas disciplinas de Eletricidade e Eletricidade Básica. Na pesquisa foi aplicada uma sequência didática sobre a análise de circuitos elétricos, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na abordagem crítica de Marco Antonio Moreira. Como produto educacional, foi criado um jogo de tabuleiro intitulado “Espaço da Pesquisa”, com o objetivo de promover a aprendizagem por investigação e incentivar os estudantes a resolverem problemas de forma independente. As fichas do jogo contêm conteúdos, fórmulas e dados de problemas, que são revelados progressivamente conforme os alunos avançam no jogo. O jogo Espaço da Pesquisa foi desenvolvido para ser jogado em equipes no ambiente de sala de aula, promovendo a interação social e a aprendizagem colaborativa. Os resultados observados indicam que a ferramenta foi bem recebida, favorecendo o desenvolvimento de relações interpessoais entre as equipes e fortalecendo a capacidade de resolução de problemas. O produto educacional, inserido na sequência didática, demonstrou potencial como facilitador para a aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Physics educationpt_BR
dc.subject.keyword2Board gamept_BR
dc.subject.keyword2Basic electricitypt_BR
dc.subject.keyword2Playfulnesspt_BR
dc.contributor.referee3Nunes, Nivalda da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9452513547155741pt_BR
dc.contributor.referee4Gaio, Denilton Carlos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8132654148436579pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Hélio Coelho de Ornellas.pdf2.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.