Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6940
Tipo documento: Dissertação
Título: Jogo de tabuleiro "espaço da pesquisa" : uma ferramenta auxiliar de ensino introduzida em uma sequência didática proposta para o ensino de eletricidade básica
Autor(es): Ornellas, Hélio Coelho de
Orientador(a): Maionchi, Daniela de Oliveira
Membro da Banca: Maionchi, Daniela de Oliveira
Membro da Banca: Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Membro da Banca: Nunes, Nivalda da Costa
Membro da Banca: Gaio, Denilton Carlos
Resumo : Este trabalho descreve uma pesquisa realizada em duas turmas de primeiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Automação Industrial e Eletromecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, Campus Avançado Sinop, durante os dois primeiros bimestres de 2024, nas disciplinas de Eletricidade e Eletricidade Básica. Na pesquisa foi aplicada uma sequência didática sobre a análise de circuitos elétricos, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na abordagem crítica de Marco Antonio Moreira. Como produto educacional, foi criado um jogo de tabuleiro intitulado “Espaço da Pesquisa”, com o objetivo de promover a aprendizagem por investigação e incentivar os estudantes a resolverem problemas de forma independente. As fichas do jogo contêm conteúdos, fórmulas e dados de problemas, que são revelados progressivamente conforme os alunos avançam no jogo. O jogo Espaço da Pesquisa foi desenvolvido para ser jogado em equipes no ambiente de sala de aula, promovendo a interação social e a aprendizagem colaborativa. Os resultados observados indicam que a ferramenta foi bem recebida, favorecendo o desenvolvimento de relações interpessoais entre as equipes e fortalecendo a capacidade de resolução de problemas. O produto educacional, inserido na sequência didática, demonstrou potencial como facilitador para a aprendizagem significativa.
Resumo em lingua estrangeira: This study describes research conducted in two first-year classes of the integrated technical high school programs in Automação Industrial e Eletromecânica, in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, Campus Avançado Sinop, during the first two school terms of 2024, in the subjects of Eletricidade and Eletricidade Básica. In the research, a didactic sequence on the analysis of electrical circuits was applied, based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and the critical approach of Marco Antonio Moreira. As an educational product, a board game entitled “Espaço da Pesquisa” was developed with the objective of promoting inquiry-based learning and encouraging students to solve problems independently. The game cards contain content, formulas, and problem data, which are gradually unveiled as students progress through the game. “Espaço da Pesquisa” was designed to be played in teams in the classroom environment, favoring social interaction and collaborative learning. The observed results indicate that the tool was well received, favoring the development of interpersonal relationships among teams members and strengthening the capacity to solve problems. The educational product, inserted in the didactic sequence, demonstrated potential as a facilitator for meaningful learning.
Palavra-chave: Ensino de física
Jogo de tabuleiro
Eletricidade básica
Ludicidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physics education
Board game
Basic electricity
Playfulness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: ORNELLAS, Hélio Coelho de. Jogo de tabuleiro "espaço da pesquisa": uma ferramenta auxiliar de ensino introduzida em uma sequência didática proposta para o ensino de eletricidade básica. 2025. 133 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6940
Data defesa documento: 20-Fev-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Hélio Coelho de Ornellas.pdf2.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.