Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6942
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Homeilton José de-
dc.date.accessioned2025-05-14T20:49:37Z-
dc.date.available2019-03-15-
dc.date.available2025-05-14T20:49:37Z-
dc.date.issued2019-02-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Homeilton José de. A lâmpada de arco: mediador para a revisão de conceitos relacionados à eletrodinâmica. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6942-
dc.description.abstractIn order to dynamize and contextualize the teaching of physics in front of the electro-electronic world, we propose an educational product that is constituted of the experiment known as the "Lamp of Arc" and script referring to the experiment and other simpler experiences. All classes were carried out following lesson plans and itineraries referring to the experiments, which promoted discussion, reflection and provided the possibility of building a progressively more scientific language. Thus, the concepts of electric current, conductors, resistance, electrical potential and others, were discussed theoretically, contextualized and revised, finally, with the use of the arc lamp. We verified for a semester that a planning that contemplates theoretical classes accompanied by demonstrations and reviewed through experiments, is a possibility of overcoming the traditional classes, and we also verified that these have much to contribute to a greater attendance on the part of the students, the students' involvement in the discussions, understanding of the concepts and the possibility of contributing to the students being able to describe the concepts, and criticizing the technological world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2024-12-18T19:52:35Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Homeilton José de Oliveira.pdf: 2140177 bytes, checksum: 0fcccfe9b98de0c7c6a411f638502337 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-14T20:49:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Homeilton José de Oliveira.pdf: 2140177 bytes, checksum: 0fcccfe9b98de0c7c6a411f638502337 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-14T20:49:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Homeilton José de Oliveira.pdf: 2140177 bytes, checksum: 0fcccfe9b98de0c7c6a411f638502337 (MD5) Previous issue date: 2019-02-01en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA lâmpada de arco : mediador para a revisão de conceitos relacionados à eletrodinâmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologiapt_BR
dc.subject.keywordLâmpadapt_BR
dc.subject.keywordFísicapt_BR
dc.subject.keywordAprendizadopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Arian Paulo de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973588010435092pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Arian Paulo de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973588010435092pt_BR
dc.contributor.referee2Faria, Jorge Luiz Brito de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2516125498547643pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7701379105525710pt_BR
dc.description.resumoBuscando dinamizar e contextualizar o ensino de Física frente ao mundo eletroeletrônico, propõe-se um produto educacional, que se constitui do experimento conhecido como a “Lâmpada de Arco” e roteiro referente ao experimento e outras experiências mais simples. Todas as aulas foram realizadas seguindo planos de aulas e roteiros referentes aos experimentos, os quais promoviam a discussão, a reflexão e proporcionavam a possibilidade de construção de uma linguagem progressivamente mais científica. Assim, os conceitos de corrente elétrica, de condutores, de resistência, de potencial elétrico e outros foram discutidos, de forma teórica, contextualizados e revisados, por último, com a utilização da lâmpada de arco. Verificou, por um semestre, que um planejamento que contemple aulas teóricas acompanhadas de demonstrações, e revisadas por meio de experimentos, é uma possibilidade de superação para as aulas tradicionais, e foi possível verificar, também, que estas têm muito a contribuir para uma maior assiduidade por parte dos estudantes, envolvimento dos mesmos nas discussões, na compreensão dos conceitos e na possibilidade de contribuir para que os estudantes tenham maior capacidade de descrever os conceitos, elaborando críticas frente ao mundo tecnológico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Technologypt_BR
dc.subject.keyword2Lamppt_BR
dc.subject.keyword2Physicspt_BR
dc.subject.keyword2Learningpt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Adellane Araujo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7546186491963065pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Homeilton José de Oliveira.pdf2.09 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.