Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6942
Tipo documento: Dissertação
Título: A lâmpada de arco : mediador para a revisão de conceitos relacionados à eletrodinâmica
Autor(es): Oliveira, Homeilton José de
Orientador(a): Moraes, Arian Paulo de Almeida
Membro da Banca: Moraes, Arian Paulo de Almeida
Membro da Banca: Faria, Jorge Luiz Brito de
Membro da Banca: Sousa, Adellane Araujo
Resumo : Buscando dinamizar e contextualizar o ensino de Física frente ao mundo eletroeletrônico, propõe-se um produto educacional, que se constitui do experimento conhecido como a “Lâmpada de Arco” e roteiro referente ao experimento e outras experiências mais simples. Todas as aulas foram realizadas seguindo planos de aulas e roteiros referentes aos experimentos, os quais promoviam a discussão, a reflexão e proporcionavam a possibilidade de construção de uma linguagem progressivamente mais científica. Assim, os conceitos de corrente elétrica, de condutores, de resistência, de potencial elétrico e outros foram discutidos, de forma teórica, contextualizados e revisados, por último, com a utilização da lâmpada de arco. Verificou, por um semestre, que um planejamento que contemple aulas teóricas acompanhadas de demonstrações, e revisadas por meio de experimentos, é uma possibilidade de superação para as aulas tradicionais, e foi possível verificar, também, que estas têm muito a contribuir para uma maior assiduidade por parte dos estudantes, envolvimento dos mesmos nas discussões, na compreensão dos conceitos e na possibilidade de contribuir para que os estudantes tenham maior capacidade de descrever os conceitos, elaborando críticas frente ao mundo tecnológico.
Resumo em lingua estrangeira: In order to dynamize and contextualize the teaching of physics in front of the electro-electronic world, we propose an educational product that is constituted of the experiment known as the "Lamp of Arc" and script referring to the experiment and other simpler experiences. All classes were carried out following lesson plans and itineraries referring to the experiments, which promoted discussion, reflection and provided the possibility of building a progressively more scientific language. Thus, the concepts of electric current, conductors, resistance, electrical potential and others, were discussed theoretically, contextualized and revised, finally, with the use of the arc lamp. We verified for a semester that a planning that contemplates theoretical classes accompanied by demonstrations and reviewed through experiments, is a possibility of overcoming the traditional classes, and we also verified that these have much to contribute to a greater attendance on the part of the students, the students' involvement in the discussions, understanding of the concepts and the possibility of contributing to the students being able to describe the concepts, and criticizing the technological world.
Palavra-chave: Tecnologia
Lâmpada
Física
Aprendizado
Palavra-chave em lingua estrangeira: Technology
Lamp
Physics
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: OLIVEIRA, Homeilton José de. A lâmpada de arco: mediador para a revisão de conceitos relacionados à eletrodinâmica. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6942
Data defesa documento: 1-Fev-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Homeilton José de Oliveira.pdf2.09 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.