Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6949
Tipo documento: Tese
Título: Sociolazer : possibilidade à promoção da saúde na socioeducação
Autor(es): Oliveira, Ueliton Peres de
Orientador(a): Barsaglini, Reni Aparecida
Membro da Banca: Barsaglini, Reni Aparecida
Membro da Banca: Conceição, Willian Lazaretti da
Membro da Banca: Reverdito, Riller Silva
Membro da Banca: Assis, Simone Gonçalves de
Membro da Banca: Gugelmin, Silvia Angela
Resumo : Saúde e Lazer são direitos sociais garantidos a todos/as cidadãos/ãs, inclusive aos/às adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, que devem ser oportunizados/as a um conjunto de ações educativas e articuladas para o atendimento e desenvolvimento integral, com ênfase à Socioeducação em detrimento de aspectos sancionatórios. A fim de elucidar o questionamento se as ações de Lazer promovem a Saúde de adolescentes nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar as ações de Lazer ofertadas na medida socioeducativa de internação em Mato Grosso em confluência às perspectivas da Promoção da Saúde. Para tanto, foram utilizados dados provenientes de fontes documentais oficiais que tratam dessas temáticas, além de entrevistas semiestruturadas com adolescentes egressos/a de medida socioeducativa de internação em Mato Grosso e profissionais que laboram no Sistema Socioeducativo de Cuiabá. Para o tratamento dos dados seguiu-se os pressupostos da Análise Temática, onde emergiram três tópicos de discussão: (i) Políticas de Saúde e Lazer para adolescentes em conflito com a lei: explorando interfaces, direitos sociais e intersetorialidade; (ii) Entre muros, comunidades e experiências: desafios e potencialidades do Lazer na Promoção da Saúde de adolescentes em conflito com a lei; e (iii) Sociolazer: tempo, espaço e experiência na Socioeducação. Fundamentos teórico-metodológicos sob perspectivas da Educação Popular em Saúde e a Sociologia do Conhecimento contribuíram ao processo de análise e discussão dos dados. Os resultados sinalizam que os dispositivos jurídicos consultados reconhecem o Lazer como importante estratégia pertinente à Promoção da Saúde, seja na dimensão da universalização de direitos e/ou no contexto da medida socioeducativa de internação. Entretanto, os principais desafios à efetivação de tais políticas incluem as fragilidades na intersetorialidade e incompletude institucional para o atendimento integral aos/às adolescentes em conflito com a lei. Ainda, sob as perspectivas dos/as participantes entrevistados/as, evidencio que o Lazer é permeado por potencialidades que apontam para seu aspecto educativo na dimensão pedagógica da Socioeducação, ao passo que, em alguns casos, também são reforçadas e reproduzidas suas funcionalidades pela Instituição e adolescentes. Concluo que o Lazer se apresenta como possibilidade à Promoção da Saúde de adolescentes em conflito com a lei, se concebido como tempo de aprendizagem, espaço de direito e experiência na Socioeducação. No entanto, o Lazer também pode ser alienante quando utilizado apenas para a ocupação do tempo livre e/ou moeda de troca na dimensão sancionatória da medida socioeducativa de internação, ignorando suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento na Socioeducação.
Resumo em lingua estrangeira: Health and Leisure are social rights. It is guaranteed to all citizens, including adolescents, serving a socio-educational detention order. They should be provided with a set of educational and articulated actions for comprehensive care and development, with an emphasis on Socio education to the detriment of sanctioning aspects. The aim of this research is to elucidate the question of whether Leisure activities promote the health of adolescents in this context. This research analyzes the Leisure activities offered in socio-educational detention in Mato Grosso in confluence with the perspectives of Health Promotion. The fonts of this research are: data from official documentary sources dealing with these issues; and semi-structured interviews with adolescents who had been released from socio-educational detention in Mato Grosso and professionals who work in the Cuiabá Socio-educational system. The methodological approach processing the data followed the assumptions of Thematic Analysis. Three discussion topics emerged: (i) Health and Leisure policies for adolescents in conflict with the law: exploring interfaces, social rights and intersectorality; (ii) Between walls, communities and experiences: challenges and potential of Leisure in Promoting the Health of adolescents in conflict with the law; and (iii) Sociolazer: time, space and experience in Socio-education. The theoretical and methodological foundations from the perspectives of Popular Health Education and the Sociology of Knowledge contributed to the process of analyzing and discussing the data. The results show that the legal provisions consulted recognize Leisure as an important strategy for Health Promotion, whether in terms of universal rights and/or in the context of Socio educational detention. However, the main challenges to the implementation of these policies include the weaknesses of intersectorality and institutional incompleteness in providing comprehensive care to adolescents in conflict with the law. Also, from the perspective of the participants interviewed, I can see that Leisure is permeated by potentialities that point to its educational aspect in the pedagogical dimension of Socio-education, while in some cases its functionalities are also reinforced and reproduced by the institution and the adolescents. I conclude that Leisure presents itself as a possibility for Promoting the Health of adolescents in conflict with the law, if it is conceived as a time for learning, a space for rights and experiences in Socio-education. However, Leisure can also be alienating when it is used only to occupy free time and/or as a bargaining chip in the sanctioning dimension of the socio-educational detention measure, ignoring its possibilities for learning and development in Socio-education.
Palavra-chave: Privação de liberdade
Adolescentes
Intersetorialidade
Educação popular em saúde
Saúde coletiva
Palavra-chave em lingua estrangeira: Deprivation of liberty
Adolescents
Intersectorality
Popular health education
Collective health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Referência: OLIVEIRA, Ueliton Peres de. Sociolazer: possibilidade à promoção da saúde na socioeducação. 2025. 187 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6949
Data defesa documento: 19-Mar-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ISC - PPGSC - Teses de doutorado

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