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http://ri.ufmt.br/handle/1/6954
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Uma abordagem da criptografia com tecnologia para o aprimoramento da aprendizagem de funções polinomiais |
Autor(es): | Rodrigues, Douglas Vinicius Antunes |
Orientador(a): | Soares, Anna Lígia Oenning |
Membro da Banca: | Soares, Anna Lígia Oenning |
Membro da Banca: | Marchi, Reinaldo de |
Membro da Banca: | Nascimento, Edgar |
Resumo : | Esta dissertação propõe uma metodologia para o aprimoramento do conhecimento sobre funções matemáticas, utilizando a criptografia como ferramenta pedagógica e a linguagem de programação Python para automatizar o processo. A proposta, direcionada para estudantes do ensino médio, é baseada na BNCC e no Pensamento Computacional, explorando a codificação e decodificação de mensagens utilizando funções afim e quadrática, demonstrando a aplicação prática desses conceitos matemáticos e desenvolvendo habilidades de resolução de problemas. Teoricamente, o trabalho se apoia em WING (2006), BARICHELLO e MATHIAS (2021), LIMA et al. (2006) e LAMBERT (2019), entre outros. A dissertação apresenta uma sequência didática detalhada para o ensino fundamental e médio, discute as limitações do código e sugere soluções para aprimorá-lo. Adicionalmente, apresenta ideias para pesquisas futuras, como a busca por uma linguagem de programação em português e a exploração de outros tipos de funções. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation proposes a methodology for improving knowledge of mathematical functions, using cryptography as a pedagogical tool and the Python programming language to automate the process. The proposal, aimed at high school students, is based on the BNCC and Computational Thinking, exploring the encoding and decoding of messages using affine and quadratic functions, demonstrating the practical application of these mathematical concepts and developing problem-solving skills. The theoretical framework of this work includes contributions from WING (2006), BARICHELLO e MATHIAS (2021), LIMA et al. (2006) and LAMBERT (2019), among others. The dissertation presents a detailed didactic sequence for primary and secondary education, discusses the limitations of the code and suggests solutions to improve it. Additionally, it presents ideas for future research, such as the search for a programming language in portuguese and the exploration of other types of functions. |
Palavra-chave: | Ensino de matemática Pensamento computacional Função polinomial Automação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Mathematics teaching Computational thinking Polynomial functions Automation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Referência: | RODRIGUES, Douglas Vinicius Antunes. Uma abordagem da criptografia com tecnologia para o aprimoramento da aprendizagem de funções polinomiais. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6954 |
Data defesa documento: | 5-Sep-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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