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http://ri.ufmt.br/handle/1/6956
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Congruência modular : uma proposta didática para a resolução de equações diofantinas lineares |
Autor(es): | Lima, Fernando Henrique Castilheri de |
Orientador(a): | Marchi, Reinaldo de |
Membro da Banca: | Marchi, Reinaldo de |
Membro da Banca: | Soares, Anna Lígia Oenning |
Membro da Banca: | Soares, Junior Cesar Alves |
Resumo : | O presente trabalho tem como objetivo principal fornecer subsídios teóricos e práticos para estudantes e professores, visando aprimorar a compreensão, a interpretação e a resolução de problemas que podem ser solucionados por meio das equações diofantinas lineares apresentando, para este fim, a congruência modular como uma ferramenta alternativa, valiosa e complementar ao algoritmo de Euclides. Para isso, abordamos tópicos essenciais para a compreensão dos conteúdos envolvidos no itinerário pedagógico, tais como: números inteiros e suas operações, divisibilidade, divisão euclidiana, máximo divisor comum, algoritmo de Euclides e conceitos básicos de aritmética modular. Paralelamente, buscamos desenvolver jogos pedagógicos como recurso de apoio para professores que desejem implementar o estudo das equações diofantinas na Educação Básica, tendo em vista que a utilização de jogos no ensino de Matemática, quando planejada de maneira intencional, pode criar um ambiente estimulante e desafiador, favorecendo o desenvolvimento do pensamento lógico, a capacidade de cooperação e a construção de conceitos matemáticos. Entendemos que o jogo atua como um facilitador da aprendizagem ao incorporar a dimensão lúdica na resolução de problemas, proporcionando ao aluno um ambiente propício à assimilação de conceitos, ainda que sua formalização tenha ocorrido previamente. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study aims to provide theoretical and practical support for students and teachers, with the goal of enhancing their understanding, interpretation, and problem solving skills regarding issues that can be addressed through linear Diophantine equations. It presents modular congruence as an alternative, valuable, and complementary tool to the Euclidean algorithm for this purpose. To achieve this, essential topics will be covered to facilitate comprehension of the relevant concepts within the pedagogical framework, including: integers and their operations, divisibility, Euclidean division, greatest common divisor, the Euclidean algorithm, and fundamental concepts of modular arithmetic. In parallel, we seek to develop educational games as a supplementary resource for teachers who wish to introduce the study of Diophantine equations in basic education. This initiative is based on the premise that the intentional use of games in mathematics education can create a stimulating and challenging environment, fostering the development of logical thinking, cooperative skills, and the construction of mathematical concepts. We understand that games serve as facilitators of learning by incorporating a playful dimension into problem-solving, providing students with a conducive environment for concept assimilation, even when formalization has occurred beforehand. |
Palavra-chave: | Diofanto de Alexandria Carl Friedrich Gauss Teoria dos números Divisão euclidiana Aritmética modular Sequência didática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Diophantus of Alexandria Carl Friedrich Gauss Number theory Euclidean division Modular arithmetic Didactic sequence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Referência: | LIMA, Fernando Henrique Castilheri de. Congruência modular: uma proposta didática para a resolução de equações diofantinas lineares. 2025. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6956 |
Data defesa documento: | 25-Mar-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
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