Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6959
Tipo documento: Dissertação
Título: Modelação matemática : uma proposta de ensino através da horta pedagógica
Autor(es): Almeida, Douglas Mauricio de
Orientador(a): Krindges, André
Membro da Banca: Krindges, André
Membro da Banca: Cecconello, Moiseis dos Santos
Membro da Banca: Moura, Liliana Karla Jorge de
Resumo : Esta dissertação apresenta o resultado da pesquisa desenvolvida na escola estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, localizada no município de Comodoro, cidade do interior do estado de Mato Grosso, durante a realização do projeto os estudantes utilizaram o espaço da horta pedagógica escolar para vivenciar a experiência da matemática aplicada por meio de modelação matemática. Tal projeto visou aplicar os conceitos e conteúdos trabalhados em sala de aula de modo que os estudantes possam ver a aplicação da matemática ali aprendida, possibilitando um aprendizado mais significativo e um ensino mais atrativo para os alunos. Os discentes foram orientados a desenvolver as atividades propostas em diferentes disciplinas sob a supervisão do professor, onde o docente só intervinha de forma mais ativa quando necessário. A proposta foi desenvolvida com duas turmas do 2º ano do ensino médio regular, a partir de conteúdos como função do primeiro e segundo grau, área e periımetro, além de temas transversais de conhecimento como a educação ambiental com o uso da modelagem matemática. Para basear nosso trabalho, utilizamos materiais como livros, artigos, dissertações e teses de pesquisadores como Bassanezi e Burak. As experiências, desafios e resultados obtidos serão aqui compartilhados juntamente com os pontos positivos como o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, ética, solidariedade, respeito ao meio ambiente e cooperação. Apontaremos também os pontos negativos da proposta pedagógica desenvolvida, como uma forma de aperfeiçoamento para futuras tentativas de reprodução do projeto.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation presents the results of research conducted at Dona Rosa Frigger Piovezan State School, located in the city of Comodoro, an inland city in the state of Mato Grosso, Brazil. During the project, students used the school’s educational garden to experience applied mathematics through mathematical modeling. The aim of this project was to apply the concepts and content taught in the classroom so that students could see the practical application of the mathematics they learned, enabling more meaningful learning and a more engaging teaching approach. Students were guided to develop the proposed activities in different subjects under the supervision of the teacher, where he only intervened more actively when necessary. The proposal was developed with two classes from the 2nd year of regular high school, based on content such as first and second-degree functions, area and perimeter, as well as transversal knowledge themes such as environmental education through mathematical modeling. To support our work, we used materials such as books, articles, dissertations, and theses by researchers like Bassanezi and Burak. The experiences, challenges, and results obtained will be shared here along with the positive aspects such as the development of teamwork skills, ethics, solidarity, respect for the environment, and cooperation. We will also point out the negative aspects of the pedagogical proposal developed as a way to improve future attempts to replicate the project.
Palavra-chave: Modelação matemática
Matemática aplicada
Horta escolar
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematical modeling
Applied mathematics
School garden
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: ALMEIDA, Douglas Mauricio de. Modelação matemática: uma proposta de ensino através da horta pedagógica. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6959
Data defesa documento: 30-Aug-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_DISS_2024_Douglas Mauricio de Almeida.pdf6.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.