Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6960
Tipo documento: Dissertação
Título: Poliedros de Platão com animações em PDF
Autor(es): Silva, Pablo Jackson Rodrigues
Orientador(a): Marchi, Reinaldo de
Membro da Banca: Marchi, Reinaldo de
Membro da Banca: Soares, Anna Lígia Oenning
Membro da Banca: Nascimento, Edgar
Resumo : Esta dissertação de mestrado propõe um estudo detalhado dos poliedros de Platão, explorando suas propriedades geométricas e proporcionando uma experiência nova com o auxílio de algumas animações. O objetivo é apresentar esses sólidos de forma que facilitem a aprendizagem investigativa e a compreensão deles através de interação digital. O trabalho inicia com uma revisão da literatura e alguns aspectos gerais sobre a interação da humanidade com a Geometria, oferecendo um embasamento teórico e contextualização curricular. Em seguida, realiza-se uma apresentação do que é um poliedro e suas propriedades, onde algumas questões são levantadas, como quais características os definem e outras. A pesquisa inclui algumas figuras interativas como recursos para uma melhor interpretação da Geometria Espacial. Além disso, são identificados os poliedros platônicos e apresentado suas propriedades e características com detalhes que enriquecem e promovem uma melhor apreciação desses objetos de estudo. Por fim, a dissertação apresenta conclusões e recomendações para o ensino de ensino de Geometria Espacial no ensino médio e alguns anexos com algumas construções que foram desenvolvidas no trabalho, visando contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da matemática no contexto atual.
Resumo em lingua estrangeira: This master’s thesis proposes a detailed study of the Platonic solids, exploring their geometric properties and offering a novel experience with the aid of animations. The aim is to present these solids in a way that facilitates investigative learning and enhances understanding through digital interaction. The work begins with a literature review and an overview of humanity’s interaction with Geometry, providing a theoretical foundation and curricular context. Next, it presents what a polyhedron is and its properties, raising questions such as what characteristics define them, among others. The research includes interactive figures as resources for a better interpretation of Spatial Geometry. Furthermore, the Platonic solids are identified, and their properties and characteristics are presented in detail, enriching and promoting a deeper appreciation of these objects of study. Finally, the dissertation presents conclusions and recommendations for teaching Spatial Geometry in high school, along with appendices containing some constructions developed during the work, aiming to contribute to the improvement of mathematics teaching and learning in the current context.
Palavra-chave: Geometria espacial
Relação de Euler
Poliedros regulares
Sequência didática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Spatial geometry
Euler’s relation
Regular polyhedra
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: SILVA, Pablo Jackson Rodrigues. Poliedros de Platão com animações em PDF. 2024. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6960
Data defesa documento: 6-Sep-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Pablo Jackson Rodrigues Silva.pdf11.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.