Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6961
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Explorando elementos da criptografia RSA no processo educacional |
Autor(es): | Barzan, Fabricio Antonio |
Orientador(a): | Sánchez Aguilar, Pedro Manuel |
Membro da Banca: | Sánchez Aguilar, Pedro Manuel |
Membro da Banca: | Flores Callisaya, Hector |
Membro da Banca: | Jaramillo Monsalve, Jorge Mauricio |
Resumo : | Neste trabalho, apresenta-se uma proposta alternativa para o ensino de Matemática na Educação Básica, destinada a professores, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos e facilitar a compreensão da aplicabilidade da Matemática no cotidiano. A proposta integra conceitos matemáticos e o uso de planilhas eletrônicas, tendo como pano de fundo a evolução da criptogra a, com ênfase na criptogra a RSA. Além disso, são sugeridas atividades viáveis para a implementação nas escolas estaduais de Mato Grosso, considerando sua estrutura e os recursos disponíveis, ressaltando a importância da aplicação prática para o diagnóstico, para ajustes metodológicos e para o desenvolvimento de novas abordagens. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work presents an alternative approach to teaching Mathematics in Basic Education, aimed at teachers, with the objective of sparking students' interest and facilitating the understanding of the practical applications of Mathematics in everyday life. The proposal integrates mathematical concepts with the use of spreadsheets, using the evolution of cryptography as its background, with an emphasis on RSA cryptography. Furthermore, feasible activities for implementation in state schools in Mato Grosso are suggested, taking into account their structure and available resources, and highlighting the importance of practical application for diagnostic purposes, methodological adjustments, and the development of new approaches. |
Palavra-chave: | Ensino de matemática Proposta didática Criptografia RSA |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Mathematics education Didactic proposal RSA cryptography |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Referência: | BARZAN, Fabricio Antonio. Explorando elementos da criptografia RSA no processo educacional. 2025. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6961 |
Data defesa documento: | 21-Mar-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2025_Fabricio Antonio Barzan.pdf | 3.31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.